Conhecimento

Atividades divertidas sobre as fases da lua

Escrito por mark s. baker | Traduzido por mariana munhoz
Atividades divertidas sobre as fases da lua

Descobrir como as fases da lua acontecem pode ser divertido para as crianças

Photos.com/Photos.com/Getty Images

As crianças são fascinadas pelo espaço sideral. As estrelas, os planetas, o sol e naves espaciais, tudo que tem a ver com o espaço interessam muito a eles. Um bom começo para se ensinar sobre os corpos celestiais é se usando o que está mais próximo da Terra: a lua. Falar sobre como a lua orbita a Terra em um circuito quase que mensal e como ela afeta o clima no planeta, como no caso das marés, irá chamar a atenção dos alunos. Pedir para que eles façam atividades sobre as fases da lua irá ajudá-los a entender melhor a lua e podem servir de caminho para lições adicionais sobre o espaço e de ciências.

Outras pessoas estão lendo

Fases da lua em biscoito

Depois de discutir com os alunos o que são as fases da lua e como elas aparecem em relação ao sol e a Terra, dê quatro bolachinhas recheadas para cada criança. Diga para eles abrirem as bolachinha, cuidando para deixar todo o recheio em uma metade. Peça que eles tirem uma parte do recheio de cada biscoito para que eles representem as quatro fases da lua. Depois que eles completarem o exercício, eles podem comer as bolachinhas.

Calendário lunar

No começo do mês, dê uma cópia do calendário do mês para cada criança em uma folha grande, com bastante espaço em branco nos quadrados que representam cada dia. Diga para eles olharem para a lua todas as noites, incluindo os fins de semana, e desenharem o que eles veem no calendário lunar deles. Peça para eles levarem o calendário para a aula no final do mês, para ver o trabalho que eles fizeram. Diga para eles colocarem uma observação nas noites que não conseguiram enxergar a lua por causa do céu nublado, de chuva ou até mesmo de um eclipse lunar.

Fases da lua na sala de aula

Coloque uma fonte de luz grande no meio da sala de aula, como uma luminária de chão sem o abajur. Pegue uma bola de espuma branca grande e coloque na ponta de um lápis ou palito grande de madeira. Coloque as crianças em círculo ao redor da luz, a poucos metros de distância. Desligue as luzes da sala e deixe somente a luminária no centro ligada. Explique para as crianças que elas representam a terra nesse exercício. Vá até cada uma das crianças e caminhe ao redor delas -- peça que elas sigam você, fazendo dando uma volta sem sair do lugar -- e pergunte sobre a quantidade de luz que elas veem na bola de espuma e o que isso significa em termos das fases da lua. Repita com todas as crianças.

Fases da lua em pratinhos de papel

Peça para os alunos criarem um mobile usando pratinhos de papel, clipes, um cabide de arame e barbante. Dê quatro ou cinco pratinhos de papel para cada aluno e peça para eles recortarem as fases da lua. Eles podem fazer as quatro fases básicas (nova -- que seria representada por um prato preto ou por um espaço vazio, crescente, cheia e minguante) ou por todas as oito (incluindo as três fases crescentes e as três minguantes, além da nova e da cheia). Peça para eles prenderem clipes de papel no pratinhos cortados e colocarem uma tira de barbante em cada um deles. Finalmente, peça para eles arranjarem as luas na ordem correta em um cabide de arame que tenha sido aberto e ajustado em um círculo.

Mais galerias de fotos

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media