Atividades de divisão para o ensino fundamental

Escrito por lily mae | Traduzido por camila silveira
Atividades de divisão para o ensino fundamental
Introduza o conceito de divisão com macarrão (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Entre o jardim de infância e os primeiros anos do ensino fundamental, o ensino da matemática se concentra em adição, subtração e multiplicação. Nos anos seguintes do ensino fundamental, espera-se que as crianças tenham um domínio dessas contas básicas e a divisão se torna o novo objetivo do ensino da matemática. Se você é um professor do ensino fundamental, em vez de confiar em planilhas e exercícios para ensinar seus alunos o conceito de divisão, considere o uso de atividades práticas que prendam a atenção deles e que faça com que eles se empenhem nessa disciplina.

Dividindo macarrão

Use a comida como um meio de introduzir o conceito de divisão para os alunos do ensino fundamental. Divida a turma em grupos de dois ou três alunos. Forneça a cada grupo uma pilha de pratos de papel e um prato com 30 pedaços de macarrão. Explique as crianças que elas vão usar a divisão para compartilhar uniformemente os pedaços de macarrão. Instrua cada criança a levar um prato e dividir os pedaços de massa em seus pratos, de modo que cada um deles tenha uma quantidade igual. Explique que o número total de pedaços de macarrão (30) representa o dividendo e o número de pessoas no grupo (dois ou três) representa o divisor. Peça a eles para contar a quantidade de pedaços de macarrão no prato de cada pessoa e explique que esse número representa o quociente. Altere o número de pratos para alterar o divisor e o quociente.

Bingo da divisão

Use um jogo de bingo para ajudar os seus alunos com a prática da divisão. Crie cartões de bingo para cada um de seus alunos. Escreva números diferentes em cada cartão; os números dos cartões irão representar as respostas para os problemas de divisão. Escreva problemas de divisão em pedaços de papel. Dobre os pedaços de papel e coloque-os em um saco ou um chapéu; estes servirão como os cartões de chamada para o jogo. Distribua os cartões de bingo, bem como as fichas de plástico ou moedas, que as crianças vão usar como marcadores. Aleatoriamente selecione um cartão de chamada, indique o problema de divisão escrito nele e se um aluno tem a resposta para o problema em seu cartão de bingo, ela pode marcá-lo com uma ficha ou uma moeda. O primeiro jogador a marcar uma linha vertical, horizontal ou diagonal ganha o jogo.

Resolva o problema de divisão

Em cartões de fichamento, escreva uma variedade de números e divida as cartas em duas pilhas; uma pilha vai representar o divisor e uma pilha vai representar o dividendo. Coloque as duas pilhas no centro de uma mesa. Peça a um aluno de cada vez tirar um cartão de cada pilha e tentar determinar o quociente. Se o jogador der a resposta correta, ele ganha um ponto; se ele estiver incorreto, o próximo jogador pode tentar resolver o problema de divisão representado nas duas cartas. O jogo continua até que todos os cartões forem usados ​​e o jogador que tiver o maior número de pontos ganha.

Nomeio o dividendo e o divisor

Leve duas crianças na frente da sala. Indique um número, o qual representa o quociente de um problema de divisão. A primeira pessoa a dizer um dividendo e divisor correto ao quociente que você disse permanece de pé, enquanto o outro aluno retorna ao seu lugar. Selecione aleatoriamente outra criança para ir até a frente da classe e continuar jogando o jogo dessa maneira até que todos os alunos terem a oportunidade de jogar.

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