×
Loading ...

Atividades para fazer com um doberman

Atualizado em 11 julho, 2018

Dobermans que não fazem exercício ou não têm companhia suficiente podem desenvolver problemas comportamentais e se tornarem inquietos, de acordo com o site "Your Pure Bred Puppy". Encontrar atividades para fazer com seu doberman pode ajudar a garantir que ele faça bastante exercício e passe tempo suficiente com você. A maioria deles são enérgicos e gostam de desafios mentais e físicos. Atividades relacionadas com exercício em geral, rastreamento, obediência e agilidade podem ajudar a manter o seu doberman saudável e ativo.

Levar seu doberman para passear regularmente é importante, mas ele precisa de mais exercícios (Thomas Northcut/Photodisc/Getty Images)

Exercícios em geral

Os dobermans são cães muito ativos e, portanto, necessitam de exercício físico regular. Leve o seu doberman para caminhadas ativas a cada dia e exercícios vigorosos sempre que possível. Corra com o seu cão se quiser se exercitar também. Ande de bicicleta enquanto passeia com o seu cão para fazê-lo se exercitar e manter o exercício relativamente leve para você. Você também pode passear com o cachorro enquanto estiver patinando ou jogar bola com ele em um campo fechado. Os dobermans precisam de atividade física intensa. Comece com um treino leve se ele estiver inativo há bastante tempo.

Loading...

Rastreamento

Pegue alguns petiscos ou pedaços de frango ou carne. Os dobermans necessitam tanto de exercício físico quanto mental, e as atividades relacionadas com o cheiro usam uma das maiores partes do cérebro do cão. Faça seu doberman sentar e jogue um pedaço de carne ou petisco para ele no chão. Diga-lhe para procurar a comida e faça gestos em direção a ela. Depois que ele comer, encoraje-o verbalmente e acaricie-o. Jogue o próximo petisco em um local onde ele não possa vê-lo e diga para "procurar" novamente. A ideia é fazer um jogo de esconde-esconde com o seu cão. Faça-o sentar se ele for obediente ou coloque-o em um quarto fechado enquanto escolhe um esconderijo mais difícil. Aponte na direção certa e deixe-o tentar encontrar o petisco.

Obediência

Uma boa maneira de exercitar o cérebro do seu doberman é ensiná-lo exercícios de obediência básica. Coisas como "senta", "fica" e "vem" são simples, e a maioria das pessoas treina seus cães para fazer esses truques. Ensinar habilidades de obediência mais complexas, como dar a pata e deitar, pode ajudar a trabalhar melhor seu cérebro. Da mesma forma, você deve garantir que seu cão seja obediente o suficiente para ficar até que você diga que ele pode se mover e para caminhar sempre ao seu lado.

Agilidade

Alguns treinamentos de agilidade podem quebrar a monotonia de caminhar constantemente com o seu cão. Crie um percurso de obstáculos simples, incluindo saltos, zigue-zague e túneis, se possível. Ensine seu cão a completar o curso e cronometre se quiser verificar seu progresso. Esse percurso combina exercícios com tarefas mentais e pode ser uma ótima forma de exercitar seu doberman. Use obstáculos naturais em seu percurso a pé caso não possa fazer um em casa. Por exemplo, você pode fazer zigue-zague entre árvores em uma caminhada na rua.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...