Mais
×

Atividades de educação física para desenvolvimento de habilidades motoras infantis

Crianças em idade pré-escolar estão aparentemente sempre em movimento. De acordo com Allen Rupnow e Vikki Morrain da Iowa State University em "Growing Up Fit", o desenvolvimento de habilidades motoras grossas em idades iniciais —movimentos de grandes grupos musculares — melhora o condicionamento físico geral de uma criança, aumenta a consciência corporal e estimula o gosto pelo movimento. Conduza as crianças pré-escolares por uma variedade de atividades de educação física para desenvolver suas habilidades motoras.

Saltar, correr e escalar são atividades cruciais para as crianças (Photodisc/Photodisc/Getty Images)

Caminhada

O equilíbrio é uma habilidade crucial no desenvolvimento das crianças. Desafie os pequenos a andarem em pés de lata ou equilibrar-se sobre uma trave baixa. Alternativamente, pegue um giz e trace uma linha reta, em ziguezague ou em padrões de curvas para que as crianças tentem andar por cima. Coloque uma música para tocar e dê instruções para as crianças andarem para a frente, para trás e para os lados, com base nos sons dos instrumentos. Demonstre várias formas de caminhar, como andar nas pontas dos dedos, nos calcanhares ou gingando como um pato. Convide os alunos a sugerirem novas ideias para caminhar e se equilibrar.

Andar nos calcanhares é um desafio para crianças na pré-escola (BananaStock/BananaStock/Getty Images)

Pular

O pulo é um movimento natural para as crianças. Use uma variedade de alvos e sugestões para a execução de saltos em uma variedade de maneiras. Por exemplo, pendure bolas ou balões no teto e peça para as crianças saltarem para tentar alcançar esse objetos. Alternativamente, coloque uma música para tocar e pronuncie nomes de animais que as crianças devem imitar com seus pulos, como um sapo, um canguru ou um elefante de uma perna só. Coloque bambolês no chão e peça para as crianças saltarem de um para outro sem pisar no chão fora dos bambolês.

O salto exige movimentos coordenados e simultâneos que envolvem o corpo inteiro (Jupiterimages/Goodshoot/Getty Images)

Escalada

Ao encarar um obstáculo, as crianças devem usar a imaginação e grandes movimentos corporais para subir e chegar ao outro lado do obstáculo. Coloque no chão alguns os objetos grandes, mas seguros para as crianças da pré-escola, para que elas subam e passem por cima. Estenda alguns colchões de salto de atletismo ou tapetes de academia no chão. Instrua os alunos a correrem de um lado da quadra para o outro, subindo por cima de cada obstáculo que encontram.

Muitas crianças gostam de desafiar os seus corpos em escaladas e explorações (Creatas Images/Creatas/Getty Images)

Pista de obstáculo

Monte uma pista de obstáculos para desafiar as crianças pré-escolares em várias habilidades. Ao longo de toda a quadra, estabeleça obstáculos, tais como chutar uma bola, vestir e tirar uma calça grande, saltar sobre um cabo de vassoura sobre dois cones, rastejar sob uma corda amarrada entre duas cadeiras, equilibrar-se sobre um ponto vermelho em um pé só pelo maior tempo possível, jogar uma bola no ar e bater palmas duas vezes antes de pegá-la, rolar uma bola para derrubar um pino de boliche ou garrafa de 2 litros cheia de água, atravessar uma trave de equilíbrio, executar um salto mortal em uma esteira, e rolar sobre uma bola de praia.

Rolar sobre uma bola de praia exige equilíbrio de todo o corpo (Pixland/Pixland/Getty Images)
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article