Atividades educacionais para estudantes com TDAH

Escrito por zoe erkinatti | Traduzido por césar campos
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Atividades educacionais para estudantes com TDAH
TDAH é um distúrbio comum que pode ser tratado com técnicas de sala de aula. (art student image by feisty from Fotolia.com)

Um transtorno comportamental da infância comumente diagnosticado, o transtorno de déficit de atenção com hiperatividade, ou TDAH, é estimado que afete de 3 a 7 dentre 100 crianças em idade escolar, de acordo com as estatísticas da American Psychiatric Association (Associação Americana de Psiquiatria). Os sintomas principais do TDAH incluem desatenção, hiperatividade e impulsividade. Sabe-se menos sobre estudantes universitários com TDAH. No entanto, muitas técnicas educacionais melhoram a aprendizagem dos alunos com TDAH de todas as idades. Estas incluem apresentações de sala de aula que utilizam seções mais curtas e distintas e integração de atividades práticas.

Outras pessoas estão lendo

Atividades para Dificuldade em Concluir Tarefas

Um dos principais problemas para os indivíduos com TDAH é a dificuldade em concluir tarefas sem erro, de forma clara e organizada. Existem várias atividades que podem ajudar os estudantes a concluir com êxito as suas tarefas. A primeira é ter a ajuda do instrutor para que os alunos dividam a tarefa em pequenas partes que possam ser resolvidas de uma vez. Os instrutores também devem adicionar os prazos finais de cada seção para ajudar a evitar a demora. A segunda é que os alunos trabalhem em grupos para trocar informações, ou se ajudem com a tarefa. Além disso, os estudantes podem verificar o trabalho de outros membros da equipe. A combinação destas atividades ajuda os indivíduos com TDAH a prosseguir com a tarefa, corrigir erros e concluir seus trabalhos.

Atividades educacionais para estudantes com TDAH
A concentração é difícil para os estudantes com TDAH. (little einstein 23 image by Paul Moore from Fotolia.com)

Atividades para Envolver os Alunos

Os alunos com TDAH têm dificuldade em se concentrar por longos períodos de tempo. Há atividades que vão aumentar o envolvimento dos alunos na aprendizagem. Trabalho de grupo é um exemplo de atividade que ajuda os alunos, porque os membros da equipe fazem perguntas e encontram maneiras de trabalhar juntos para resolver o problema. Outra atividade é dar aos alunos um esboço dos tópicos da aula e incluir perguntas que eles devem responder durante a aula. O estudante está prestando atenção nas palavras do instrutor com mais cuidado porque está procurando as respostas. Outra atividade é usar jogos durante a aula. Dar pontos por encontrar informação na aula ou coletar informações de slides, ou de outros materiais. Por exemplo, se a aula é sobre mamíferos, peça aos alunos para elaborarem uma lista de todas as características físicas de mamíferos abordados durante a aula. No final da aula dê pontos para o aluno com a lista mais longa e correta. Finalmente, use mini-aulas dentro da aula. Apresente uma breve palestra de 10 a 15 minutos. Em seguida, peça aos alunos para concluírem uma atividade antes de irem para a próxima parte da aula.

Atividades educacionais para estudantes com TDAH
Projetos de equipe, definição de grupo e monitores são ferramentas úteis. (Girls doing homework image by Monika 3 Steps Ahead from Fotolia.com)

Atividades para Minimizar Distrações

Estudantes com TDAH são facilmente distraídos por ruído ou atividades de outros alunos, atividades externas (visíveis através da janela ou da porta) ou por atividades de animais de estimação, ou outros instrutores, ou mesmo assistentes na sala de aula. Os instrutores podem planejar atividades que tenham menos distrações e ajudem o aluno a manter o foco no trabalho. Um exemplo é planejar uma atividade em área organizada, onde o único item de interesse seja a atividade. Remova distrações da sala de aula. Isto torna menos provável que o aluno desvie sua atenção da sessão para verificar o aquário ou a atividade na gaiola do coelho. Feche as cortinas das janelas e as portas, e torne o ambiente o mais tranquilo possível. Certifique-se de que outros indivíduos na sala também estejam prestando atenção na aula ou atividade e não trabalhando em outro projeto. Use um projeto prático e dê orientações para cada etapa. Peça aos alunos para repetirem as instruções, ou para descrever o que estão fazendo. Isto permite que o instrutor observe se o aluno compreende a atividade. Além disso, use vários meios ou ferramentas para diferentes atividades. Use quadros brancos, computadores, papel colorido, slides, filmes ou modelos para demonstrar a atividade de aprendizagem. O aluno deve demonstrar o que aprendeu, usando a mesma ferramenta para indicar informações ou selecionar partes da sessão de aprendizagem que foram especialmente interessantes. Estes tipos de atividades funcionam bem com todos os alunos e melhoram a aprendizagem do estudante.

Atividades educacionais para estudantes com TDAH
Atividades de sala de aula destinadas a estudantes com TDAH funcionam com todos os alunos. (vacation study 8 image by Paul Moore from Fotolia.com)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível