Atividades educativas com formas bi e tridimensionais

Escrito por krystal miller | Traduzido por mayra chibante
Atividades educativas com formas bi e tridimensionais
Os blocos são perfeitos para mostrarem às crianças o formato tridimensional (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)

As atividades com objetos bi ou tridimensionais são uma forma eficaz para ajudar no aprendizado infantil. As práticas dão às crianças a chance de entenderem as formas, enquanto se divertem ao mesmo tempo. Na tentativa de ganharem pequenos prêmios, como adesivos e blocos coloridos, incentive os pequenos a prestarem atenção e fazerem o seu melhor.

Atividades com papel

Faça cartões de memória com os formatos bi ou tridimensionais. As bidimensionais possuem área; mas não o volume, sendo planas, como um quadrado, um círculo ou um triângulo em uma folha de papel. Já os formatos tridimensionais, obviamente, possuem três dimensões (comprimento, largura e altura), como as esferas, cubos ou pirâmides. Segure os cartões e faça as crianças adivinharem quais formatos são bi ou tridimensionais. Outra sugestão é pegar cada uma dos objetos e fazer a turma adivinhar quais são bi ou tridimensionais. Premie cada resposta correta.

Atividades sortidas

Desenvolva a variedade para que seus alunos tenham experiências práticas com as formas. Recorte pedaços de papel cartão em diferentes formatos e os espalhe no chão. Posicione os objetos, como uma bola, um bloco e um chapéu em uma mesa. A turma deve relacionar os objetos tridimensionais com os bidimensionais. Como alternativa, coloque uma pilha grande dos artefatos em cima de uma superfície. Faça com que as crianças os classifiquem de acordo com a forma. Por exemplo, deve-se colocar todos os artigos redondos, como bolas ou laranjas, no mesmo grupo.

Caça ao tesouro

A maioria dos jovens apreciam os jogos, por isso, elabore uma caça ao tesouro incorporando as formas. Esconda os formatos bi e tridimensionais pela sala de aula. Peça aos alunos que encontrem certa dimensão e forma. O primeiro aluno que achar o objeto correto ganhará um pequeno prêmio. Se você disser "um círculo tridimensional", os estudantes terão que achar uma bola ou outro objeto redondo. Se for "um cone bidimensional", eles devem procurar essa forma desenhada no papel cartão. Outra ideia é pedir que as crianças encontrem o maior número de artefatos de determinada forma, como um quadrado, seja bi ou tridimensional. Logicamente, ganha quem encontrar mais.

Outras atividades

Para um jogo de adivinhação, ponha diferentes objetos dentro de meias ou pequenos sacos coloridos. Coloque a turma sentada em um círculo. Passe o saco para que eles sintam o que se tem dentro. Premie os alunos que adivinharem o formato correto. Já em um jogo de memória, desenhe ambas formas em cartões. Ponha-os em cima de uma superfície. Faça as crianças olharem todos e peça que elas fechem os olhos, enquanto você retira alguns dos cartões da mesa. Quando elas abrirem, o primeiro aluno que adivinhar quais formas e dimensões estão faltando ganhará um prêmio. Se um cubo for removido, o estudante precisa dizer: "um cubo tridimensional". Se for um triângulo, o jovem deverá responder "um triângulo bidimensional".

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível