×
Loading ...

Atividades para ensinar alunos do maternal a contarem objetos

Atualizado em 17 abril, 2017

A contagem é uma das habilidades mais básicas para os alunos do maternal aprenderem. As crianças mais novas provavelmente não entendem conceitos matemáticos mais elevados ou ideias como correspondência de números um-para-um, mas podem gostar da ideia de contar e praticar a contagem através de jogos, canções e na vida cotidiana.

Os pais muitas vezes compram brinquedos didáticos para ensinar contagem (BananaStock/BananaStock/Getty Images)

Conceitos básicos de números

Os conceitos fundamentais relacionados com números que as crianças mais novas precisam aprender incluem o reconhecimento dos números, saber o nome de cada número, a compreensão de sua sequência e, eventualmente, compreender a ideia de que cada número corresponde a uma quantidade específica de coisas que estão sendo contadas. Estes conceitos são essenciais como a base para a adição, subtração e outras funções matemáticas que as crianças aprenderão mais tarde.

Loading...

Conte sua comida

Uma das maneiras mais fáceis de ensinar as crianças sobre a contagem é fazendo um jogo na hora do lanche. Anéis de cereais, biscoitos ou bastões de pretzel são lanches saudáveis ​​para as crianças, que também se prestam para a atividades de contar. Conte as peças de alimentos conforme você as coloca na frente da criança. Arrume-as em linha e peça a criança contá-las em sequência. Reorganize os alimentos em grupos e peça à criança para contar quantos estão em cada grupo. A melhor parte de atividades de contagem relacionadas com os alimentos é que as crianças podem comer as suas lições.

Empilhamento e atividades de adição

Muitos brinquedos educativos criados para o ensino de contagem são projetados para permitir que as crianças montem até um certo número -- 5 e 10 são as quantidades mais comuns. A partir de um brinquedo de empilhamento para bebês de fazer colares de contas ou lagartas de brinquedo, as crianças podem aprender o conceito de começar com um ir acrescentando até chegar a números mais altos. Isso ensina o sequenciamento e também estabelece as bases para conceitos mais elevados, como adição e subtração. Alguns brinquedos, como bonecos de neve ou jogo de argolas de empilhamento, também permitem que as crianças observem e comparem as diferenças de tamanho. Por exemplo, a argola de empilhamento para o número 5 é maior do que a para o número 1.

Contando na vida cotidiana

Reforce os conceitos de contagens na vida diária com o seu filho. Ao fazer compras, peça que a criança escolha duas caixas de cereais ou três maçãs. Deixe-os ajudar nas tarefas, como arrumar a mesa, na qual eles podem contar os itens -- quatro pessoas na família precisam de quatro copos, quatro colheres e quatro taças, por exemplo. Ao brincar com seus brinquedos, peça-lhes para contar coisas específicas, como caminhões vermelhos ou gatos de pelúcia.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...