×
Loading ...

Atividades para ensinar uma aula de atuação

Atualizado em 17 abril, 2017

Aulas de atuação oferecem uma oportunidade para crianças e adolescentes desenvolverem habilidades artísticas e melhorar a autoestima enquanto aprendem sobre o mundo teatral. Essas aulas deverão providenciar aos alunos a história e os fundamentos do drama dando-lhes a oportunidade de apresentar e atuar. Quando ensinando uma aula de atuação, comece com o básico teatral, e trabalhe gradualmente até a apresentação.

Uma peça tem como objetivo apresentar uma situação e despertar sentimentos no público (Adam Taylor/Digital Vision/Getty Images)

Fundamentos teatrais

Antes que os alunos possam se apresentar, eles precisam saber o básico do palco e suas direções. Comece ensinando o esquema do palco para quando receberem direções, por exemplo, "atrevesse a frente do palco à esquerda" saberão que precisa ir para o lado esquerdo da frente do palco. Relembre-os que essas direções são dadas de acordo com a perspectiva do ator, ou seja, palco esquerdo mão esquerda palco direito mão direita, não é de acordo com o público. Fale sobre o bloqueio que se refere aos movimentos do ator no palco. É uma hora boa de introduzir os alunos a origem do teatro, desde a antiga civilização grega até Tespis, fundador da tradição do ator dramático. Quando os alunos aprenderem as direções básicas do palco, estarão prontos para começar a atuar.

Loading...

Improviso

Muitas vezes, o primeiro passo para introduzir os alunos a atuação é fazê-los participar de jogos de improviso. Esses jogos envolvem os alunos e são ótimos para aliviar a tensão para que os alunos possam se acostumar em trabalhar um com os outros. Jogos de improviso promovem uma coesão entre os atores que ajuda a garantir que o desempenho no palco será mais tranquilo. São jogos normalmente rápidos que exigem raciocínio lógico e pensamento esperto. Tente algo como o "jogo das perguntas" em que todos formam uma fila e dois alunos de cada vez tentam ter uma conversa fazendo apenas perguntas. Quando um deles errar, aquele aluno vai para o final da fila e o primeiro da fila entra no jogo para começar outra conversa.

Monólogos e cenas

Quando os alunos estiverem acostumados um com o outro, está na hora de começar a atuar. Pré selecione monólogos ou duetos para cenas de várias peças. Além de dar-lhes experiência, é também um ótimo jeito de introduzir os alunos a dramaturgias importantes. Escolha monólogos ou cenas de escritores com William Shakespeare, Noel Coward, Niel Simon, Christopher Durang, Tennessee Williams e outros escritores que são grandes influências do teatro até hoje. Dê a cada aluno uma cena ou monólogo que deverá durar de um a dois minutos e tente parear cada um deles com algo que irá interessar e desafiá-los. Faça-os ensaiar essas seleções ao longo de suas aulas e forneça direção. Em uma data predeterminada, peça aos alunos para apresentarem suas peças para o resto da turma.

Desempenho de cena

Depois que os alunos estão confortáveis apresentando suas cenas e monólogos eles deverão estar preparados para tentar apresentar uma peça juntos. Selecione uma peça de um ato que encaixará dentro das limitações de tempo do período de aula. Tente escolher uma peça que fornece partes suficientes para cada aluno ou um que pode ser facilmente adaptado para permitir que todos os alunos possam participar. Pergunte se algum aluno gostaria de se voluntariar para controlar as luzes e som, ou montar a cena, ao invés de atuar. Isso pode ser uma boa introdução para a tecnologia teatral e trabalho nos bastidores, se algum aluno estiver interessado. Faça os alunos testarem para as partes e dê partes a todos. Separe várias semanas para ensaiar e diga-lhes seu bloqueio e direções. Pegue roupas básicas de brechós e peça aos alunos para ajudar a montar uma cena básica. Envie convites para outros professores trazerem suas turmas para assistir a peça. Faça os alunos apresentarem a peça para o público. Depois de apresentar a peça com sucesso os alunos estarão prontos para passar para produções em larga escala e técnicas de atuação mais avançados.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...