Atividades para ensinar boas maneiras e cortesia a crianças

Escrito por michelle ernst | Traduzido por pedro santos
Atividades para ensinar boas maneiras e cortesia a crianças

Você deve ensinar a ser filhos como ser bem educados e corteses

happy kids image by Marzanna Syncerz from Fotolia.com

Para serem bem recebidos, seus filhos precisam saber como se comportar numa sociedade educada. Ensinar a seus filhos as regras de boas maneiras e cortesia pode ser desafiador, mas se seu filho for exposto a elas ainda jovem, ele já terá esses comportamentos educados bem enraizados em sua conduta quando se tornar adulto. Ensine seu filho a ser educado em diversas situações escolhendo atividades que sejam apropriadas à sua idade, interessantes e divertidas.

Outras pessoas estão lendo

Artes e artesanatos

Artes e artesanato são um bom modo de apresentar os princípios das boas maneias a crianças pequenas. O site sitesforteachers.com sugere usar fantoches para ensinar cortesia às crianças. Depois de fazer fantoches simples de pratos de papel ou sacolas de papel pardo, você e seu filho podem usá-los para praticar o básico da cortesia, como, por exemplo, dizer “por favor” e “obrigado”, cobrir sua boca se você precisar tossir ou espirrar, compartilhar, pedir licença e alternando a vez de fazer algo. Os fantoches também podem ser usados para cantar músicas ou recitar poemas simples sobre boas maneiras juntos. Com artes e artesanato, seu filho aprenderá etiqueta e se divertirá ao mesmo tempo.

Interpretando papéis

Você também pode usar interpretação de papéis para ensinar cortesia a seus filhos. Essa técnica de praticar um contexto da vida real com seu filho é especialmente útil para ensinar etiqueta escolar para crianças em idade escolar. Simplesmente finja estar dando um telefone e forneça a sua filha um modelo da maneira correta de saudar alguém, de pedir informações ou de anotar recados. Alterne entre ser quem telefona e quem atende o telefonema para que sua filha adquira experiência em fazer e atender ligações. Ela irá apreciar atuar em diferentes situações com você, à medida que adquire a importante habilidade para a vida que é saber se portar com educação ao telefone.

Esportes

Praticar um esporte dará ao seu filho a oportunidade de aprender boas maneiras num contexto de grupo. Para ser um bom jogador numa equipe, espera-se que seu filho trate os outros membros com respeito. Ele também precisará jogar limpo e estimular seus companheiros de time a jogar. Essa expectativa de cortesia será cobrada por seus treinadores e colegas. Ele também terá a oportunidade de aprender princípios de boa esportividade. Seu filho ganhará alguns jogos e perderá outros. Qualquer que seja o desfecho, ele precisará aprender a lidar com ele de forma cortês, sempre agradecendo ao outro time por um bom jogo e se contendo para não incorrer em condutas que não honrem o esporte, como xingar ou fazer comentários depreciativos.

Jantar com etiqueta

Um jantar com etiqueta é uma é uma atividade que simula um jantar sofisticado para alunos de ensino fundamental e colegial. Convites formais são enviados e aceitos e espera-se que sua filha use um traje elegante. Durante o jantar, um palestrante convidado falará com ela e seus amigos sobre boas maneiras à mesa e etiqueta. Se situações de lugares formais forem utilizadas, ela também receberá instruções sobre que garfo e que colher são apropriados para cada prato, e o modo correto para comer determinados alimentos.

Não deixe de ver

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media