×
Loading ...

Atividades para ensinar o conceito de bondade às crianças

Atualizado em 21 novembro, 2016

É fundamental que as crianças entendam que mesmo os menores atos de bondade são importantes, como pegar o lápis do colega no chão ou visitar um vizinho idoso. Se você quiser demonstrar a importância da bondade ou que as crianças pratiquem atos solidários, há algumas atividades que podem ensiná-las a importância de ser gentil.

Distribuir alimentos ou realizar trablhos voluntários é uma forma de ensinar às crianças como serem solidárias (Jupiterimages/Brand X Pictures/Getty Images)

Trabalho voluntário

De acordo com pesquisas, crianças que realizam uma ou mais horas de trabalho voluntário por semana são menos propensas a se envolverem em comportamentos de risco, como consumir álcool ou faltar à escola. O voluntariado é uma ótima forma de ensinar as crianças como ser solidárias e ajudar a comunidade. Uma vez por semana, leve-as para servirem alimentos em uma instituição ou abrigo ou até mesmo para recolherem o lixo das ruas. A experiência não só as ensinará sobre a bondade, como também elevará a autoestima e as ensinará a serem mais responsáveis.

Loading...

Visite um idoso

Ensine seu filho a manter contato com uma pessoa necessitada, como um idoso. Se você tiver um amigo ou vizinho idoso que more sozinhe e precise de companhia, encoraje seu filho a visitá-lo pelo menos uma vez por semana. Se possível, peça para que ele reserve um dia por semana ou mês para realizar atividades com o idoso, como assar biscoitos, fazer uma caminhada ou jogar. Se você não conhecer um idoso desamparado, considere visitar um asilo e passar algum tempo com os residentes.

Atos de bondade aleatórios

Incentive as crianças a realizar no mínimo uma ação aleatória de bondade, seja incluir um colega tímido na brincadeira, comprar uma refeição para uma pessoa desabrigada ou doar um brinquedo para uma instituição local. Peça para que elas listem os objetivos alcançados a cada dia por uma semana. Ao final da semana, solicite que contem seus atos de bondade e as recompense com pequenas guloseimas por cada ação completada. Isso pode ser feito no ambiente familiar, escolar ou dentro da igreja.

Atividade da pasta de dente

Mostre às crianças um pequeno tubo de pasta de dente. Esprema todo o conteúdo do tubo em um prato de papel. Pergunte às crianças se alguma delas acredita ser capaz de colocar a pasta de volta ao tubo. Quando eles descobrirem que a tarefa não é fácil, compare-a com a forma como tratamos outras pessoas. Isso as ajuda a visualizar que para cada ação ou palavra cruel que desferimos, não é possível voltar atrás, mesmo se nos desculparmos. Essa atividade é apropriada para pais que desejam ensinar seus filhos ou professores que desejem demonstrar o valor da bondade para seus alunos.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...