×
Loading ...

Atividades para ensinar crianças a contar de 10 em 10

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Durante as séries iniciais, as crianças aprendem diversas habilidades matemáticas; inclusive a abreviar a contagem pelos múltiplos de 10. A contagem abreviada é um exercício eficaz para a soma rápida, ajuda as crianças a aprenderem a contar dinheiro e auxilia na aprendizagem da multiplicação. Aqui estão algumas atividades que você pode usar para promover uma maior compreensão dessa habilidade.

Reforce a contagem por múltiplos de 10 enquanto joga uma bola (Jupiterimages/Goodshoot/Getty Images)

Lançamento de bola

Uma atividade simples para promover a memorização de contagem pelos múltiplos de 10 inclui jogar uma bola. Segure a bola e diga o primeiro número na sequência: 10. Jogue a bola para uma criança e depois de pegá-la, a criança diz o próximo número na sequência: 20. A bola é jogada de um para o outro, com cada pessoa que pega a, dizendo o próximo número na sequência.

Loading...

Organização de fichas de arquivos

Use fichas de arquivos para essa atividade. Imprima os múltiplos de 10 até 100, em letras grandes no centro da ficha e o número de ordem de cada uma em letras pequenas no canto esquerdo. Espalhe as fichas sobre uma superfície plana, de forma aleatória. Peça as crianças para organizá-las na ordem correta. Para seus alunos a compreender como ordenar corretamente os numerais, explique que o número do canto esquerdo em cada ficha indicará como as fichas devem ser organizadas: 1, 2, 3 e assim por diante. Depois que as fichas estiverem posicionados de forma correta, peça às crianças para dizerem os números impressos nelas em voz alta.

Pulando de 10 em 10

Faça as crianças se envolverem fisicamente com a contagem dos múltiplos de 10. Use um pedaço de giz para escrever os múltiplos de 10 na calçada. Uma criança por vez fica no número 10, diz ele em voz alta, pula para o número 20 e diz o número em voz alta. Ela continua a pular em cada um dos números, dizendo-o em voz alta, assim que cair sobre ele. Essa atividade, como o jogo com a bola, promove não só as habilidades matemáticas; mas também as motoras e a importância do exercício.

Colorir e contar

As crianças devem contar os múltiplos de 10 em um gráfico de centena. Forneça a cada aluno uma impressão de um gráfico de centena. Instrua-os para usar um lápis de cor em todos os números que terminem com um zero -- 10, 20, 30, 40 e assim por diante -- até atingirem 100. Depois de colori-los peça às crianças para olharem o seu gráfico e dizerem em voz alta cada um dos números que coloriram. O gráfico oferece aos alunos uma representação visual dos múltiplos de 10.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...