×
Loading ...

Atividades para ensinar crianças a diminuir o orgulho

Atualizado em 21 julho, 2017

O orgulho pode ser um conceito difícil de explicar para as crianças, mas é fundamental que elas aprendam suas consequências. O provérbio 16:18 diz: "soberba precede a destruição, e a altivez do espírito precede a queda". Com a devida instrução, as crianças podem aprender a reconhecer os traços do orgulho em suas próprias vidas e ao mesmo tempo tornar-se consciente de como lidar com essa emoção.

O orgulho pode acarretar muitos traços de caráter indesejáveis (Jupiterimages/Goodshoot/Getty Images)

Rejeite e atraia

Você precisará de dois grandes ímãs para esta lição. Discuta Tiago 4:6 que diz: "Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes". Explique que a palavra "resiste" significa "afastar". Tente colocar os imãs juntos, pressionando as faces com a mesma polaridade. Eles saltarão para longe um do outro. Se houver tempo, permita que cada um dos estudantes tente colocar os ímãs juntos do mesmo modo. Explique que o relacionamento de Deus com o orgulho é o mesmo que a relação entre os dois ímãs e que as pessoas com um coração cheio de orgulho não podem chegar perto de Deus.

Loading...

Estamos todos caindo!

Você precisará de uma casa construída de papel dobradura, uma bandeja de bolo metálica e um fósforo ou isqueiro. Tire um tempo para descrever a casa para todas as crianças, apontando diferentes salas. Explique que as suas vidas são como uma casa. Leia Provérbios 16:18 na Bíblia. Defina "destruição" em termos que possam compreender. Ilustre, colocando a casa dentro da bandeja de bolo e, em seguida, colocando fogo. Deixe-a queimar até que não haja mais nada, apenas cinzas. (Coloque um copo de água por perto em caso de emergência). Termine a lição lembrando aos alunos que destruição semelhante pode ocorrer em suas vidas se eles permitirem que o orgulho crie raízes.

A rã e o boi

Você precisará de um grande balão marrom e dois balões verdes menores. Encha o balão marrom até seu tamanho máximo e amarre-o. Sopre um dos balões verdes apenas o suficiente para fazer uma pequena bola e outro maior do que o primeiro balão verde, mas muito menor que o marrom (você pode querer amarrar o maior balão verde com uma fita em vez de amarrá-lo com um nó, já que estará adicionando ar a ele durante a atividade). Leia ou conte a fábula de Esopo, "A rã e o boi". Enquanto o sapo pai se orgulha de ser capaz de inchar ao tamanho do boi, adicione ar ao maior balão verde. Continue a adicionar ar até que ele estoure. Explique a fábula às crianças para garantir que eles entendam as consequências do orgulho.

Ervas daninhas em todos os lugares!

Você precisará de um saco cheio de várias ervas daninhas. Discuta com as crianças sobre ervas daninhas, exibindo o conteúdo do saco. Explique como as ervas daninhas são prejudiciais às plantas úteis e que, se prosperarem, elas realmente sufocarão e matarão a grama, flores e outras. No final da discussão, lembre às crianças que o orgulho é como uma erva daninha. Não tem nenhum bom propósito e se descuidarmos, ele sufocará e destruirá as partes boas da vida.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...