×
Loading ...

Atividades para ensinar às crianças como trabalhar em equipe

Atualizado em 17 abril, 2017

Professores podem assegurar-se de que seus alunos compreenderão a importância de se trabalhar em equipe através da organização de atividades e jogos em grupo para suas turmas. Essas atividades físicas, criativas ou que estimulam o pensamento crítico irão unir seus alunos, proporcionar a formação de novas amizades e também permitirão que as crianças coloquem suas diferenças de lado a fim de completar a tarefa. Seja criando novos jogos ou usando atividades e métodos que, comprovadamente, funcionam, há incontáveis formas de ressaltar a importância do trabalho em equipe.

Trabalhos em equipe ensinarão seus alunos a lidar com diferentes tipos de pessoas (Pixland/Pixland/Getty Images)

Misturando sapatos

As crianças poderão usar os próprios sapatos nessa atividade. Por exemplo, o professor divide a turma em dois grupos. Todos tiram os sapatos e os colocam dentro de um saco grande de lixo. O professor sacode o saco e depois despeja todos os calçados no chão. Com tempo cronometrado, cada grupo precisa encontrar seus sapatos e os calçar novamente. Quando todos estiverem calçados, o time deverá sentar-se no chão com os cadarços amarrados ou fivelas presas. O grupo que terminar primeiro e tiver acertado todos os sapatos vence o jogo.

Loading...

Desafio da memória

No meio do ano, o professor pode perguntar aos alunos qual o dia do aniversário de cada um. Ninguém poderá anotar nada. As crianças deverão se esforçar para gravar todas as datas. A seguir, o professor dividirá a classe em duas equipes. Cada uma receberá um conjunto de cartas com o nome de alunos da turma. O primeiro time a organizar as cartas com os nomes dos colegas segundo a ordem cronológica de nascimento vence o desafio.

Castelo de cartas

Em grupos de cinco, as crianças deverão montar um castelo de cartas em dez minutos. Para vencer, é necessário trabalhar em equipe e construir o castelo mais alto. Este deverá manter-se em pé por pelo menos cinco minutos. Esse jogo promove o trabalho em equipe e também trabalha a criatividade e tópicos de ciências.

Caça ao tesouro

Para uma atividade extraclasse, divida a turma em trios. O professor entregará uma bolsa plástica a cada um dos grupos junto com uma lista de itens que eles deverão encontrar e trazer consigo ao final do jogo. Por exemplo, os alunos poderão ter que achar uma caixa de giz lilás. Cada turma participando do jogo terá um monitor para assistir-lhes que, contudo, não poderá dar sugestões às crianças de onde procurar os objetos da lista. O primeiro time a reunir todos os itens pedidos vence o jogo.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...