Mais
×

Atividades para ensinar crianças sobre a camada de ozônio

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Danos à camada de ozônio terrestre são uma preocupação imediata e ajudar crianças a entender isso é muito importante. Forneça informações básicas e discuta com elas sobre o que ela é, por quê é importante para a vida na Terra e o que está acontecendo com ela. As crianças aprendem melhor quando conseguem associar suas lições com aplicações no mundo real, por isso procure atividades que possibilitam isso.

Entender os efeitos dos poluentes à camada de ozônio é uma tarefa importante para crianças (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)

Efeitos ultravioleta

Para que as crianças entendam a importância da camada de ozônio em prevenir que raios ultravioletas cheguem à superfície terrestre, você pode demonstrar os efeitos da radiação usando pérolas especificamente projetadas. Forneça às crianças algumas pérolas e peça para que façam pulseiras, enquanto serão brancas no ambiente interno, elas escurecerão quando expostas aos raios solares, explique que é isso que acontece quando se tem uma queimadura solar. Faça experimentos com protetor solar, aplique-o em metade das pulseiras e leve-as para fora, as pérolas mais escuras serão aquelas sem protetor. Uma variação desse experimento é observar como os óculos escuros protegem nossos olhos, peça para que elas coloquem um par deles em cima de uma pulseira e deixem outra exposta. Peça à elas que expliquem o que aconteceu e discuta sobre como os raios ultravioletas prejudicam os olhos e por que a camada de ozônio é importante para nos proteger.

Identificar causas

Peça para que os alunos reflitam sobre o que pode afetar a camada de ozônio terrestre. A manufaturação de plantas, carros, caminhões, ar condicionados, geladeiras, produtos de espuma plástica e alguns solventes de limpeza emite químicos feitos pelo homem, chamados de CFC (clorofluorcarbonetos), que são prejudiciais à camada de ozônio. Forneça revistas ou faça pesquisas online para imagens de coisas que podem causar dano à camada. Faça um gráfico grande e peça para os alunos recortar e colar os itens que eles encontrarem. Discuta sobre como cada item pode danificar a camada de ozônio.

Diminuição do ozônio em sua comunidade

Após discutir sobre as causas da diminuição do ozônio, leve as crianças a atividades fora da sala de aula, para encontrar itens que podem danificar a camada de ozônio em suas casas e comunidades. Peça pra que elas identifique os itens e quais substitutos que podem ser utilizados para reduzir os danos. Faça com que cada aluno apresente suas descobertas em uma prova oral ou escrita.

Projeto interativo de poluição do ar

Alunos do ginásio podem usar dados atuais sobre a poluição para fazer um gráfico e prever a qualidade do ar e as mudanças na camada de ozônio. As crianças podem ser patrocinadas por instituições relacionadas e participarem de programas especiais para obter aulas interativas e observar em tempo real a coleta de dados e desenvolverem suas próprias investigações da qualidade do ar nas cidades onde vivem. Essas aulas podem ser feitas em sites ou projetadas para incorporar os dados que os alunos recebem pelos gráficos.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article