Atividades para ensinar letras táteis para deficientes visuais

Escrito por helen trencher | Traduzido por lúcia collischonn de abreu
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Atividades para ensinar letras táteis para deficientes visuais
Letras tridimensionais ajudam os estudantes com visão parcial a aprender a ler e escrever (colourful letters image by forca from Fotolia.com)

A educação inclusiva centra-se em ferramentas de ensino que sejam interativos e atendam as necessidades dos alunos com várias deficiências. Enquanto os cegos têm utilizado Braille - um sistema de pontos em relevo para leitura e escrita - desde 1829, aqueles que são deficientes visuais com vista parcial também podem se beneficiar usando letras tácteis que têm algum tipo de textura ou estão em relevo.

Outras pessoas estão lendo

Atividades de reconhecimento de letras

Com a ajuda de cartas táteis, os deficientes visuais podem aprender a reconhecer o alfabeto. Os alunos aprendem as vogais e consoantes, bem como letras maiúsculas e minúsculas. Use letras de tamanho grande para essas atividades. Você pode colocá-los em uma mesa ou no chão.

Peça aos alunos que rastreiem cada letra com seus dedos indicadores. Certifique-se de que pratiquem desenhar da maneira que eles acabarão por escrever no futuro. Enquanto eles passam o dedo sobre a letra, faça-os praticar dizer em voz alta as letras. O sinal sonoro ajuda a ensinar a ortografia. Quando os alunos estiverem prontos, ensine-os a segurar um lápis e faça-os praticar escrever cada letra em papel com linhas .

Você pode usar flashcards para ensinar o discernimento entre letras. Certifique-se de que as letras sejam grandes o suficiente. Ao mostrar a carta, peça que os alunos leiam a letra em voz alta e pratiquem o som.

Você também pode pedir a seus alunos que pratiquem a seqüência correta das letras. Coloque as letras em uma pilha, e através do toque faça com que seus alunos alfabetizem as letras. Uma vez feito isso, peça que eles pronunciem cada letra e digam uma palavra que comece com essa letra. Por exemplo, para "B" que o aluno diz "bê " e " bola".

Lendo e soletrando palavras simples

Uma vez que seus alunos aprenderam o alfabeto, você pode começar a ensinar como escrever, reconhecer palavras e ler. Comece com palavras que eles conseguem pronunciar facilmente, como "gato" ou "bola." Por exemplo, diga a palavra e peça aos alunos para soletrá-la oralmente. Peça-lhes para escolher as letras corretas para soletrar a palavra - com letras em relevo ou por escrito.

Você também pode usar flashcards com imagens ou palavras para ajudar com o reconhecimento de palavras e a leitura inicial. Ao mostrar a imagem ou palavra, peça para que os alunos digam em voz alta o que eles estão vendo, e então que soletrem essas palavras com as letras em relevo. Você também pode usar blocos de letras para ajudar com esta atividade. O aspecto tridimensional de manipular blocos oferece variedade e ajuda com a aprendizagem.

Reconhecimento de conceitos

Para os alunos mais velhos com deficiência visual, você pode usar letras táteis para ensinar conceitos de níveis mais complexos. Por exemplo, para uma aula de ciências, você pode pedir-lhes para descrever oralmente o que eles estão sentindo com as mãos. Em seguida, peça aos alunos que usem letras táteis para escrever o que acabaram de descrever. Para uma aula de química, que você pode usar grandes blocos de Scrabble com letras em relevo para representar elementos químicos. Peça aos alunos que utilizem esses blocos de Scrabble para resolver equações químicas.

Recursos com letras táteis

Você pode comprar ou fazer letras tridimensionais, em relevo. Por exemplo, você pode adquirir folhas táteis com letras em alto relevo através de sites on-line tais como a National Braille Press. Você pode comprar grandes letras magnéticas de plástico em grandes lojas de varejo. Se você estiver sem muito dinheiro, também pode fazer suas próprias letras tácteis com lixa ou feltro e aplicá-las em papelão ou cartolina.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível