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Atividades para ensinar probabilidade para crianças do jardim de infância

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

A probabilidade, ou a medida de quão provável é o acontecimento de algo, é um conceito matemático difícil para alunos do jardim de infância. Mas várias atividades demonstrarão a probabilidade para os seus alunos. Essas atividades têm como foco alunos do jardim de infância mas você pode deixá-las mais fáceis ou mais difíceis baseando-se na facilidade ou dificuldades de seus alunos.

Existem várias atividades diferentes que podem ser utilizadas para ensinar probabilidade para alunos do jardim de infância (Jupiterimages/Goodshoot/Getty Images)

Disco de duas cores

Encontre ou faça um disco, desses de jogo com um ponteiro no meio, que tenha apenas duas cores. Você pode usar um disco de um jogo e mudar as cores com cartolina. O disco deve ter duas cores diferentes mas uma delas precisa ocupar a maior parte do espaço. Pergunte para os seus alunos em qual cor é mais provável que o ponteiro pare. Então, peça para cada criança girar e marcar os resultados. Ao final, revise o número de vezes em que o ponteiro parou em cada cor com as crianças e ensine para elas que a probabilidade mostra que o ponteiro parou mais vezes na cor que ocupa mais espaço.

Disco de quatro cores

Pegue o disco de duas cores e modifique-o alterando o disco para quatro cores, que ocupem o mesmo espaço. Peça para os alunos adivinharem em que cor o ponteiro parará ou você pode incentivá-los a adivinhar que as chances são iguais porque o espaço das cores é o mesmo. Anote as cores em que o ponteiro parar e reveja os resultados com seus alunos. Só passe para o disco de quatro cores depois que seus alunos entenderem o disco de duas cores.

Soma de dois dados

Este jogo funciona melhor com grupos pequenos. Dê 11 pedaços de papel para cada aluno, fazendo uma lista de 2 a 12. Cada grupo também precisará de dados. Peça para as crianças jogarem os dados. Cada vez que jogarem, as crianças no grupo podem remover o papel baseando-se nos números que saíram. Por exemplo, se saíram os números seis e três, as crianças podem tirar o papel seis e o três ou o papel nove porque os dois números somados dão nove. Peça para um adulto anotar os números de jogadas até que alguma criança fique sem papel. Discuta os resultados em grupo após várias rodadas do jogo e a probabilidade de cada número sair no dado e o número de jogadas que levou para removerem todos os papéis.

O número certo vence

Dê um par de dados para grupos pequenos de alunos e peça para que os joguem um certo número de vezes. Os alunos, dependendo das suas habilidades em matemática e escrita, ou um adulto, podem registar a soma dos dois dados de cada número que saiu. Depois do número de jogadas especificado, junte os alunos e reveja os resultados. Discuta os motivos de certos números terem saído mais vezes, como várias somas que deram oito pois ela pode ser formada por dois dados com o número quatro, um três e um cinco ou um dois e um seis e como isso afeta a probabilidade.

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