×
Loading ...

Atividades para ensinar sobre temperaturas quente e fria

Atualizado em 17 abril, 2017

O conceito do frio e do calor é uma parte importante da educação infantil. Os alunos pequenos devem entender essa nova ideia para conseguir avançar na escola. Essa diferença também é uma questão de segurança. Eles devem saber diferenciar as temperaturas quentes e frias e reconhecer objetos e palavras associadas a esses extremos. Esse conceito pode ser combinado a uma aula sobre os opostos.

Ensine seus alunos sobre o conceito de frio e calor com atividades educativas (Jupiterimages/Creatas/Getty Images)

Uso do termômetro

Ensine seus alunos a interpretarem a temperatura sinalizada por um termômetro e reconhecerem se é frio ou quente. Dê um termômetro para cada pequeno grupo de alunos. Cada um deverá ir a um espaço dentro da sala de aula e determinar a temperatura de um objeto específico colocando o instrumento nele por cinco minutos. Você pode utilizar cubos de gelo, uma bola de basquete, papel, lápis e um secador de cabelos para medir. Peça para cada grupo anotar a temperatura de cada objeto em graus Celsius e listar em ordem do mais frio ao mais quente.

Loading...

Ilustrações

Utilize uma tarefa com ilustrações para ensinar seus alunos a darem exemplos de objetos frios e quentes. Eles podem desenhar uma linha horizontal e outra vertical numa folha de papel, criando quatro segmentos. Diga para eles desenharem quatro ilustrações de objetos quentes, um em cada separação do papel. Além disso, eles devem escrever uma frase descrevendo cada item. Peça para fazerem o mesmo com objetos frios.

Palavras

Ensine o significado de quente e frio aos seus alunos listando sinônimos. Distribua um esquema gráfico que contenha oito caixas que devem ser preenchidas com exemplos de sinônimos ao redor da palavra "quente" pelos alunos. Um exemplo pode ser "ardente". Faça o mesmo para os sinônimos de frio. Um dos exemplos pode ser "gelado".

O que é mais frio ou quente?

Seus alunos devem aprender a reconhecer a temperatura mais quente ou mais fria de vários objetos, como demonstram os termômetros. Confeccione uma folha com ilustrações de termômetros. Devem haver dois instrumentos um ao lado do outro com duas temperaturas diferentes. Os alunos devem circular aquele que mostrar a temperatura mais quente.

Além disso, você pode colocar objetos diferentes lado a lado. Eles devem circular aquele que apresentar a temperatura mais fria. Coloque uma foto do sol ao lado de uma xícara de café. Os alunos devem circular o sol como item mais quente quando comparado com a bebida.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...