Mais
×

Atividades envolvendo bambolês para crianças da pré-escola

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

As crianças na idade da pré-escola têm uma energia ilimitada e estão prontas para aprender novas habilidades em um ritmo rápido. Bambolês oferecem formas excelentes de trabalhar com essas crianças para desenvolver capacidades motoras, a habilidade de seguir ordens, resolver problemas e identificar cores e números. Atividades que envolvem bambolês são de fácil montagem e direcionamento. Esses jogos divertidos são ótimas maneiras de fazer com que as crianças se exercitem e aprendam ao mesmo tempo.

Aprenda várias atividades para crianças usando bambolês (Jupiterimages/liquidlibrary/Getty Images)

Agrupamento

Essa atividade fortalece o conceito de números da criança, além de ajudá-la a aprender como agrupar coisas e desenvolver habilidades para resolver problemas. Organize de cinco a dez bambolês em várias áreas do chão. Serão necessários menos bambolês para grupos menores e mais para grupos maiores. Instrua o grupo a andar ou pular pelo ambiente sem pisar nos bambolês enquanto toca uma música. Quando a música parar, chame um número. Os alunos devem entrar nos bambolês formando grupos com o número chamado de pessoas. Por exemplo: se você gritar "três", as crianças devem formar grupos de três pessoas dentro dos bambolês. Diga que, se tiverem pessoas sobrando, elas podem entrar nos bambolês e ficar mostrando o número correto com os dedos.

Encontre a cor

Essa atividade tem como foco as habilidades motoras e a identificação de cores. Dê um saco de feijão com um número dentro para cada aluno. Você pode querer anotar qual criança tem cada número caso elas mesmas se esqueçam durante a atividade. Coloque bambolês coloridos no chão. Instrua as crianças a andarem ou pularem pelo espaço enquanto toca uma música; elas devem estar segurando suas sacolas enquanto fazem isso. Quando a música parar, chame uma cor. Os alunos devem jogar suas sacolas dentro de um bambolê da cor chamada. É possível fazer isso só pela diversão ou mantendo um placar que dê um ponto para cada aluno que conseguir acertar o saco dentro do bambolê de cor certa.

Se exercitando com bambolês

Essa é uma atividade ao ar livre que trabalha com habilidades motoras e a capacidade de seguir ordens e instruções. Dê um bambolê para cada criança e peça que elas fiquem de pé com bastante espaço entre cada uma. Demonstre para elas como os bambolês podem ser balançados em volta da cintura ou outras partes do corpo. Demonstre também como é possível pular para dentro e para fora de um bambolê que esteja no chão. Fale uma parte do corpo (como a cintura) e peça que as crianças tentem rodar o bambolê em volta da parte chamada. A maioria não vai conseguir de primeira, mas devem conseguir fazer o bambolê dar uma ou duas voltas. Sopre um apito depois que elas tiverem treinado por um tempo e escolha outra parte do corpo, como a perna. Continue fazendo isso por um tempo e tente acrescentar um tempo no qual elas poderão escolher o que fazer com o bambolê. É possível também pedir que elas pulem para dentro e para fora dos bambolês de acordo com o seu comando. Tente usar um tambor ou só bater palmas em batidas firmes e lentas no início para que elas sigam o ritmo. Você pode aumentar ou diminuir a velocidade para manter as coisas mais interessantes.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article