Educação e ciência

Atividades escolares: "João e o Pé de Feijão"

Escrito por jennifer bordner | Traduzido por samantha g. silva
Atividades escolares: "João e o Pé de Feijão"

A leitura de "João e o Pé de Feijão" pode ser utilizada em diversas classes.

Jupiterimages/Goodshoot/Getty Images

"João e o Pé de Feijão" é um conto clássico e que pode ser utilizado para fins interdisciplinares, muito além da estrutura literária dos contos de fadas. Por ser uma história de vida e aventura, o professor pode produzir infinitas atividades a partir do conto e abranger todas as matérias escolares. "João e o Pé de Feijão" pode ser utilizado no ensino de ciências, sociologia, matemática, produção e interpretação textual, artes e até economia.

Outras pessoas estão lendo

Atividades de Leitura

Ler "João e o Pé de Feijão" é uma das formas de ensinar os elementos de uma história para alunos de todas as idades. Na maioria das escolas, identificar a estrutura dos textos literários é base essencial para as aulas de redação e literatura durante o ensino médio. O conto pode ser utilizado para alunos dessa faixa etária. Utilize a história para ensinar o gênero "conto de fadas", elementos de personagens ou comparar João a outros heróis literários. Outra atividade possível é recontar a história como um drama ou com o auxílio de marionetes, permitindo aos alunos encenarem os personagens principais.

Atividades de Ciências

Nas séries em que o mundo vegetal já faz parte do currículo, "João e o Pé de Feijão" pode ser utilizado para despertar o interesse dos alunos pelo ciclo de vida das plantas. As turmas podem discutir os diferentes tipos de feijão, suas similaridades e diferenças, e analisar o crescimento de cada espécie de feijão. Uma opção para turmas mais avançadas é comparar o crescimento dos feijões em diferentes ecossistemas. Tente comparar o crescimento das mudas em um ambiente iluminado pelo sol contra um ambiente escuro, cultivo na água contra cultivo no solo, em estufa ou canteiro, temperaturas amenas contra temperaturas altas.

Atividades de Sociologia

"João e o Pé de Feijão" foi escrito em uma época muito diferente da atual. Estude os aspectos históricos do conto e o espaço temporal no qual foi escrito. Discuta o papel social dos personagens e o conceito ético envolvendo João, única criança na história. O conto foi escrito como uma história inglesa, logo, pode ser utilizado em uma aula sobre a Inglaterra. Para alunos mais velhos, demonstre os elementos de um julgamento, colocando João na posição de réu e os demais personagens como testemunhas, enquanto os alunos assumem papéis como advogados, juiz e membros do júri. João também faz trocas durante a história, então, considere ensinar essa habilidade econômica para a turma.

Atividades de Matemática

Utilize "João e o Pé de Feijão" para ensinar resultados matemáticos como, por exemplo, pedindo aos alunos que estimem quantos feijões mágicos existem no pote. Depois de plantar feijões na aula de ciências, os estudantes podem calcular o crescimento da muda por um certo período de tempo. Os alunos mais novos podem listar itens da história, como feijões e galinhas, e apontar quantas vezes esses elementos aparecem na história. Para englobar uma gama maior de classes, explore a geometria construindo um castelo como o do gigante e experienciando seus formatos 3D e dimensões.

Atividades de Produção Textual

Ler contos de fada como "João e o Pé de Feijão" pode ser uma boa opção para iniciar atividades de produção textual, incentivando os alunos a escreverem seus próprios contos de fada. Para essa atividade, certifique-se de ensinar o processo de escrita ao longo da tarefa. A história também contém um poema que pode ser lido pelos estudantes, estudado e utilizado como base para a escrita de poemas próprios. Utilize o conto como base para a produção de diversos textos curtos ou para suscitar questões como: O que João poderia ter feito ao invés de cortar o pé de feijão? O que você acha que João fez com o gigante? João estava certo ou errado em roubar os feijões? Qual o melhor personagem e por quê?

Mais galerias de fotos

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media