Conhecimento

Atividades escolares sobre os astecas e maias

Escrito por victoria thompson | Traduzido por marcella narvaes
Atividades escolares sobre os astecas e maias

As pirâmides maias lembram a civilização moderna de uma florescente cultura

Tom Brakefield/Stockbyte/Getty Images

Os astecas e maias foram dois dos habitantes originais das terras do México e da América do Sul. Essas culturas têm uma rica história que ainda floresce hoje. Seus membros destacaram-se nas áreas de matemática, arquitetura e artes que formaram a base para a civilização moderna. Incorpore atividades sobre as culturas asteca e maia na sala de aula para que os alunos compreendam suas contribuições.

Outras pessoas estão lendo

Teatro do encontro entre Moctezuma e Cortez

Moctezuma foi o líder asteca que conheceu o explorador espanhol, Hernando Cortez. Cortez e sua tripulação navegaram para a América do Sul a fim de adquirir terras para seu rei. Moctezuma e Cortez sabiam pouco sobre a cultura um do outro, o que levou à desconfiança e suspeita. Instrua sua classe a encenar o encontro entre os dois líderes. Atribua aos alunos papéis e escreva um diálogo para representar o encontro. Utilize a encenação para avaliar a compreensão dos alunos durante o estudo dessa unidade.

Crie uma pedra do sol asteca

Os astecas homenageavam o sol e projetavam pedras do sol para representar a criação. As pedras do sol eram feitas como calendários e ainda são criadas no México. Em um prato de papel, delineie a forma de um sol e seus raios. Corte o formato com cuidado. Rasgue ou corte pequenos pedaços de lenço de papel colorido. Cole as peças do lenço sobre o prato para formar o padrão do rosto. Quando terminado, discuta a singularidade do rosto criado por cada aluno e que cada um possui a mesma finalidade.

Templos imponentes

Os maias eram ótimos arquitetos e projetaram pirâmides que resistem até hoje. A mais famosa é Chichen Itza. Divida os alunos em grupos para trabalharem cooperativamente. Eles podem estimar a escala de cada nível da pirâmide de degraus. Use argila para formar a base e cada nível. Empilhe as camadas e adicione cola entre cada uma. Insira uma cavilha no meio da estrutura para estabilizá-la. Os alunos então podem pintar a pirâmide.

Crie seu próprio códice

Os maias não escreviam com o alfabeto, em vez disso, eles usavam glifos, ou imagens simbólicas. Esses glifos eram pintados ou esculpidos em pedra. Para criar um códice, corte uma folha de papel branca no meio e dobre-a em três seções. Cada aluno desenvolve um símbolo para representar um evento em sua vida e desenha-o sobre o códice. Convide cada aluno para compartilhar seu códice com a classe. A classe também pode se revezar e tentar adivinhar os significados dos símbolos.

Não deixe de ver

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media