Atividades que se deve evitar após fazer uma cirurgia de hérnia

Escrito por ian kenney | Traduzido por guilherme ferreira
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Atividades que se deve evitar após fazer uma cirurgia de hérnia
A cirurgia de hérnia pode ser feita com uma incisão ou por laparoscopia (surgery image by Andrey Rakhmatullin from Fotolia.com)

Hérnia é um defeito na musculatura do abdômen, uma fraqueza ou uma abertura, que pode levar a uma protuberância da parede abdominal. Casos severos podem ser vistos e sentidos no baixo-ventre. Esses casos requerem atenção imediata por causarem interrupção da corrente sanguínea, que pode levar à morte do tecido na área afetada. Até mesmo hérnias menores causam dor no abdômen quando o grupo muscular é ativado. Curvar-se e levantar-se são atividades comuns que causam dor, mas até mesmo tossir pode causar dor aguda. Intervenção cirúrgica é necessária e atividade física moderada durante a recuperação é um dever.

Outras pessoas estão lendo

Caminhar

Uma atividade que seu médico dirá para que você não pare de fazer é caminhar. Os pacientes passam somente algumas horas em recuperação após uma cirurgia de hérnia. Você receberá alta assim que acordar e conseguir andar. Você provavelmente passará o resto do dia descansando. É importante começar a caminhar no dia seguinte após a cirurgia, mas evite subir escadas ou locais íngremes nos primeiros dias.

Corrida

Evite correr pelo menos nos três primeiros dias ou durante uma semana, depois comece a correr de maneira lenta e leve. Prefira um caminho reto e evite terrenos com muitas subidas e descidas, que requerem muita força muscular.

Banho

É importante manter a área da sutura limpa e seca, e ela deve ficar com o curativo pelo menos nos dois primeiros dias. Evite tomar banho durante esse período. No terceiro dia, você pode remover o curativo e tomar banho. Seque a área da sutura com batidas leves e evite esfregar a toalha excessivamente. Peça ajuda se você tiver que entrar e sair de uma banheira. É melhor usar um chuveiro com box (sem banheira), se tiver.

Exercícios abdominais

Evite exercícios que alonguem ou puxem os músculos abdominais, pelo menos durante as duas primeiras semanas. Depois, comece treinos leves de resistência. Você pode voltar ao treino normal após quatro semanas. Atividades relacionadas ao trabalho, como levantar peso, devem ser consideradas intensas e evitadas pelo mesmo período. Não tenha relações sexuais nas duas ou três primeiras semanas, e se fez uma cirurgia incisional de hérnia, é melhor esperar um mês para o sexo.

Esportes

Após seis a oito semanas, pode-se voltar a esportes sem contato, como beisebol, tênis e basquete. No entanto, considerando a natureza dos esportes e a possibilidade de contato acidental, é sempre melhor informar seu médico das suas intenções. Esportes de contato como futebol devem ser evitados por 12 semanas. Cirurgia laparoscópica necessita de uma recuperação mais curta, mas veja com seu médico antes de voltar a praticar atividades ilimitadas.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível