Mais
×

Atividades familiares divertidas e sem custo

As atividades em família nem sempre têm custos
Ryan McVay/Lifesize/Getty Images

Introdução

Se você acha que não é possível se divertir sem gastar nada, você está enganado. Às vezes, só precisamos de iniciativa e criatividade para realizar certas atividades de lazer com a família. Lembre-se de que nem todos os prazeres da vida são pagos. Então, deixe a preguiça de lado e os preconceitos para trás e veja como você pode se divertir sem tocar na sua carteira.

Polka Dot Images/Polka Dot/Getty Images

Atividades urbanas

As bicicletas são indispensáveis para o lazer em família. Graças a elas o grupo se mantém unido, já que um passeio de bicicleta pode ser compartilhado sem precisar gastar dinheiro. Sem dúvida, o investimento para adquiri-las será necessário se você quiser que toda a sua família tenha uma bike. Mas se você não tem o dinheiro necessário, porém vive numa cidade relativamente grande, é bem provável que encontre um serviço de aluguel de bicicletas. Neste caso, você não terá desculpas para não sair e aproveitar um fim de semana ao ar livre com as pessoas que mais ama.

Bate-papo na areia
Pixland/Pixland/Getty Images

Se você mora perto do mar...

Se você tem a sorte de viver perto do mar, tem uma vantagem a mais, já que a praia em si, o pôr-do-sol e as ondas podem ser espetáculos para toda a família. Sem ter que pagar nada, você pode organizar um dia de praia para desfrutar junto a eles. Uma tarde de sol à beira-mar vai cair bem a todos. Para evitar gastar dinheiro, leve uma geladeira térmica com refrescos e sanduíches, assim você evita comprar comidas e bebidas que são oferecidas pelos vendedores ambulantes.

As conversas de família são impagáveis
Lucas Allen/Lifesize/Getty Images

Caminhar e colocar os assuntos em dia

Caminhar num parque durante o entardecer pode ser tão gratificante como um programa que requer um gasto, como ir ao cinema. A vantagem é que aqui você tem espaço e tempo para poder conversar com a família. Muitas vezes falta tempo para falar dos sonhos e dos problemas da vida cotidiana de cada um. Estas caminhadas em família podem ajudar você a interagir sem precisar gastar um tostão.

Ensine e aprenda a arte da jardinagem
Jupiterimages/Pixland/Getty Images

Transforme o seu jardim em área de lazer

Se você tem um jardim em casa, não é preciso gastar com um jardineiro. Você e seus filhos podem realizar mutirões de jardinagem para embelezar seus próprios espaços verdes conseguindo poupar gastos e recebendo benefícios duplos: compartilhar a arte das plantas e deixar a casa mais bonita e acolhedora.

Use as vozes dos seus filhos como se fossem as dos personagens
Goodshoot/Goodshoot/Getty Images

Leituras sobre a grama

Você pode contar histórias inventadas por você ou ler aventuras aos seus filhos e esposa quando saírem para algum parque próximo. Podem, inclusive, inventar histórias juntos. Cada um faz uma frase a partir da frase proposta pelo outro. Você vai ver como é fácil se divertir sendo criativo. E ainda estará fortalecendo a dinâmica cerebral e a união da sua família. Tudo isso sem nenhum custo.

Um mergulho em família
Polka Dot Images/Polka Dot/Getty Images

Piscinas públicas

Muitos clubes cobram mensalidades acessíveis de seus sócios. Outros permitem o acesso pagando apenas a diária. Escolha um horário menos cheio para que você e sua família tenham um espaço tranquilo para estar reunidos. Façam da prática esportiva um hábito, não um fardo. Valerá muito a pena!

Ninguém descansa antes de chegar ao cume!
Stockbyte/Stockbyte/Getty Images

Para o alto e avante!

Quem escala uma montanha sempre tem como meta ir até o topo, um objetivo que merece ser comemorado quando todos chegam lá em cima. Conceda esta experiência à sua família. Forneça-lhes previamente os calçados adequados e o equipamento de segurança necessários para encarar juntos esta aventura. Se quiser criar um clima de competição, estabeleça previamente uma premiação simbólica para quem realizar primeiro a tarefa.

Coma de forma saudável com a sua família
Maria Teijeiro/Lifesize/Getty Images

Comilança e farra ao ar livre

Use o seu jardim ou visite um parque próximo para desfrutar de um agradável piquenique em família. Prepare comida saudável ​​e não se esqueça de levar uma toalha de mesa para forrar o chão. Traga o que você comeria em casa, assim você não precisa gastar dinheiro extra com o passeio.

Todos pelo bem-estar e pelas finanças da família
George Doyle/Stockbyte/Getty Images

Áreas verdes

Se você vive perto de um parque ou de uma quadra de esportes, explore todas as possibilidades destes espaços. Planeje jogos em grupo, como futebol, queimada, cabo de guerra, frescobol, tiro ao alvo etc. Ter tempo de lazer com a sua família vai ajudar a fortalecer os laços entre vocês.

Um jogo de tabuleiro com a família não tem preço
BananaStock/BananaStock/Getty Images

Uma refeição em que todos participam

Convide familiares para a sua casa nos fins de semana. Peça que cada convidado traga um prato de doce ou de salgado, ou alguma bebida. Para entreter o grupo depois da refeição, proponha um jogo de tabuleiro. Isso ajudará a prolongar o tempo de convívio e também aguçará a habilidade mental de todos.