Atividades físicas que aumentam a flexibilidade dos adolescentes

Escrito por janet renee, ms, rd | Traduzido por andressa v. da nobrega
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Atividades físicas que aumentam a flexibilidade dos adolescentes
Atividades que aumentam a flexibilidade ampliam os movimentos das articulações (Ezra Shaw/Photodisc/Getty Images)

Atividades físicas que aumentam a amplitude de movimentos são recomendadas para adolescentes que sofreram alguma lesão ou precisam melhorar a flexibilidade para um esporte específico. Atividades voltadas a adolescentes devem ser divertidas e prender a atenção deles. O tipo de atividade que você escolher para os jovens depende de vários fatores, incluindo a razão pela qual uma maior flexibilidade é necessária.

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Ciclismo

Lesões no joelho são comuns em adolescentes ativos que praticam esportes como futebol e basquete. O ciclismo é uma atividade física que ajuda muito a fortalecer o joelho. Trata-se de uma atividade física de baixo impacto que ajuda a aumentar a flexibilidade destas articulações. Se um adolescente sentir alguma dor no joelho ao andar de bicicleta, uma joelheira adequada pode ajudar a proteger o joelho e reduzir a rigidez e a dor.

Amplitude de movimento dinâmica

A técnica de alongamento chamada "amplitude de movimento dinâmica" foi criada para aumentar o nível de sangue e oxigenação dos músculos. Diferente de alongamentos comuns, esta técnica foca na força e velocidade, ao invés de manter os músculos em uma mesma posição por um longo período de tempo. O alongamento dinâmico utiliza um balançar controlado de pernas e braços para aumentar a flexibilidade. É recomendado para adolescentes que participam em esportes intensos, como corrida e futebol, de acordo com Mark Kovacs, autor do livro "Alongamento dinâmico".

Salto de obstáculos

Alguns esportes, como ginástica olímpica e dança, requerem muita flexibilidade nos quadris. Adolescentes que praticam estes esportes realizam atividades para aumentar a amplitude de movimentos nesta área do corpo. A corrida de obstáculos é uma boa atividade para ajudar adolescentes a aumentar a flexibilidade na pélvis. Se as articulações dos quadris de um adolescente são rígidas, o melhor é começar com obstáculos pequenos e ir aumentando sua altura, à medida que o jovem se torna mais flexível.

Hidroginástica

Hidroginástica é uma boa atividade para adolescentes que sofreram algum tipo de lesão. Além de ser uma atividade física de baixo impacto, ajuda a aumentar a flexibilidade das articulações da parte superior e inferior do corpo. A água dá suporte às juntas, e diminui a pressão sobre elas durante a prática de alongamentos. A leve pressão da água oferece apoio para uma amplitude maior de movimentos do que os realizados em terra, fora d'água, explica Joseph Hamill, autor do livro "Bases biomecânicas do movimento humano".

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