Atividades físicas para cegos

Escrito por contributing writer | Traduzido por eduardo marcal
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Na sociedade moderna, a falta de atividade física causa uma grande variedade de problemas de saúde. Para aqueles com redução da visão ou cegos, as oportunidades para se realizar atividades físicas são raras. Não obstante, pessoas com dificuldade de enxergar podem precisar de um preparo físico mais elevado do que aqueles sem deficiências para poder ser bem sucedido nas suas atividades diárias. Felizmente, existem vários métodos de exercícios existentes para os deficientes visuais, que podem ajudá-los a se manterem em boa forma.

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Equilíbrio

O equilíbrio é uma habilidade vital para aqueles com dificuldades de visão. A natação é uma maneira ótima de desenvolver essa competência, uma vez que, na água, não há obstáculos e há constante exercício do equilíbrio e desenvolvimento muscular. Mesmo uma água corrente já é útil para se desenvolver equilíbrio. Além disso, atividades como Yoga estimulam a flexibilidade e o foco. Por ultimo, treinamento com pesos podem ajudar a desenvolver músculos que auxiliam no equilíbrio.

Segurança

Se houver dispositivos de segurança, pessoas com dificuldade de visão podem realizar as mesmas atividades realizadas por aqueles com visão normal, como corridas, quando feitas de maneira segura. Esta pode ser uma atividade divertida além de ser ótima para a saúde. Em uma pista, ou na academia, um cabo pode ser instalado para delimitar a área de corrida, permitindo que o atleta mantenha a mão no mesmo. Deve haver um nó quando a corda estiver terminando para que a pessoa possa diminuir a velocidade. Se a atividade for natação, pode-se usar boias para delimitar o circuito, uma vez com que uma prancha pode ser usada para separar dois lados de uma piscina. Outra alternativa é o nadador utilizar a parede lateral da piscina para se orientar durante a atividade.

Parceiros

A parceiragem é uma outra maneira para quem tem dificuldade para enxergar realizar atividades físicas. Esse relacionamento, inclusive, pode se tornar duradouro. Por exemplo, um guia que consegue ver pode correr ao lado de uma pessoa que não consegue enquanto ela segura no ombro ou na mão dele. Alternativamente, pode-se usar uma corda entre eles, caso haja necessidade de mais espaço. Um batedor pode supervisionar os corredores para guiar seus movimentos, assim evita a obstrução do caminho deles. Caso a pessoa queira andar de bicicleta, um guia também pode ser útil, utilizando bicicletas longas, que cabem duas pessoas, o guia que consegue ver fica responsável pelo freio, enquanto o cego se encarrega de pedalar. Também existem bicicletas duplas em que as duas pessoas ficam lado-a-lado e pode ser utilizada para facilitar a comunicação entre as duas partes.

Jogos

Uma maneira fácil e divertida de se conseguir uma quantidade considerável de atividade física são os jogos, uma vez que eles podem ser adaptados para serem utilizados com os com dificuldade de visão. Vários jogos e esportes podem ser praticados, como pega-pega, sendo que uma das pessoas usa um sino, ou basquete em que a bola possui um sino dentro.

Atividades para dentro de casa

Existem algumas maneiras de se conseguir realizar exercícios sem sair de casa, nem necessitar de auxílio externo. Caso queira correr, uma esteira é uma opção que pode ser usada em casa, assim como bicicletas fixas no chão. A pessoa também pode praticar exercícios aeróbios que podem ser praticados em segurança em ambientes sem muitos objetos. Exercícios de pisada, como aqueles em que se deve subir e descer de uma plataforma, encorajam o desenvolvimento muscular e a resistência. Exercícios aeróbios de baixo impacto, em que sempre se tem um pé no chão (ritmo de marcha), os de alto impacto, em que ambos os pés deixam o chão (pulos) também são ótimos exercícios. Pular corda também pode ser uma atividade divertida para se fazer em casa, especialmente se acompanhada por música.

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