Atividades de fonoaudiologia para afasia

Escrito por katlyn joy | Traduzido por ronaldo moretti
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • E-mail

Afasia é quando uma pessoa é incapaz de expressar ou compreender uma língua. Ela pode ocorrer devido a um acidente vascular cerebral, tumores, ferimentos na cabeça, e não se torna progressivamente pior a menos que a razão subjacente para a afasia seja progressiva. A maioria dos casos de afasia envolvem anomia, na qual a pessoa não consegue lembrar o nome de objetos. A alexia ocorre quando a pessoa não pode compreender palavras escritas. A afasia de condução é quando uma pessoa não pode repetir palavras ou frases. Normalmente, as pessoas com afasia possuem mais de um tipo dessa doença.

Outras pessoas estão lendo

Exercícios expressivos

Use cartões de imagem, cartões de propagandas ou faça seus próprios com fotos de revistas ou imprimindo do computador e peça ao paciente para nomear os objetos dos cartões. Faça jogos de palavras, como dar o nome oposto, ou faça uma série de perguntas sim ou não como: "O vidro irá quebrar?" ou "O fogo é quente?". Use pistas verbais ou cartões de imagens, peça que o paciente agrupe os objetos em categorias. Por exemplo, use fotos de maçãs, laranjas e bananas. Pergunte a qual categoria pertencem. Usando conversas ou fotos, faça perguntas de comparação. Mostre fotos de um gato e um leão e pergunte qual dos dois é o maior. Ajude o paciente no trabalho de nomear objetos, e não negligencie os verbos. Para ajudar com isso, use instruções verbais ou cartões de imagens, faça perguntas funcionais. Por exemplo, ao mostrar uma foto de uma vassoura, pergunte se você a usa para varrer ou lavar.

Exercícios receptivos

Cartões de imagens são mais úteis para fazer exercícios em casa para ajudar com as dificuldades de linguagem receptiva com afasia. Por exemplo, peça ao paciente que indique a imagem que mostra uma fruta. Ou a imagem que mostra uma pessoa triste. Peça ao paciente que indique qual item é usado para tocar música. Faça perguntas mais envolventes, como o que essa pessoa precisa usar com esse item; mostre um prego e, em seguida, fotos de uma serra, martelo e régua. Trabalhe com preposições, colocando os objetos em posições diferentes. Por exemplo, use uma caixa e coloque uma colher ao lado, uma atrás e outra dentro dela. Peça ao paciente que aponte para a colher que está atrás da caixa.

Outras ferramentas

Computadores podem ser úteis para ajudar pacientes de afasia em casa. Programas específicos estão disponíveis para a terapia de afasia, e muitos programas on-line para o desenvolvimento de discurso e vocabulário de crianças são benéficos. Além disso, quadros de imagens são produzidos comercialmente para ajudar pacientes de afasia, permitindo-lhes apontar para fotos ou ações diferentes exibidas para se comunicar com os outros. DVDs também estão disponíveis para ajudar os pacientes que sofrem de afasia em suas atividades de terapia caseira.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível