Conhecimento

Atividades de forma bidimensional para alunos da educação infantil

Escrito por dana tuffelmire | Traduzido por isabel ferreira
Atividades de forma bidimensional para alunos da educação infantil

Ajude as crianças a reconhecerem todas as formas ao seu redor

Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

Ensine aos alunos da educação infantil sobre o uso de atividades interativas. Permita que eles toquem e manipulem formas de diferentes tamanhos e texturas. Ensine aos alunos a descreverem formas usando os termos matemáticos, como "linha reta", "linha curvada", "cantos" e "lados". Desenvolva atividades que os alunos encontrem, tracem, desenhem, classifiquem e criem outros objetos com as formas. Gere entusiasmo sobre as formas envolvendo as famílias dos alunos, celebrando com a forma da semana ou planejando uma festa com formas na decorações, nos brindes e lanches.

Outras pessoas estão lendo

Vá em uma caça às formas

Peça aos alunos para caçarem formas na sala de aula ou em casa. Eles podem apontar as formas ao vê-las, tirar uma "foto" imaginária com suas mãos, gravar os resultados em um diário ou relatar ao grupo o que encontraram. Para casa, dê aos alunos um saco de papel para encher com exemplos de formas. Os alunos também podem procurar por formas em revistas, recortá-las e fazerem uma colagem.

Formas de ordenação

Crie grandes recortes das formas básicas (quadrado, retângulo, triângulo, círculo, losango, oval) para colocar no chão. Faça cerca de 10 formas de cada uma em um recorte pequeno e passe-as para os alunos. Peça-os para colocarem suas formas em uma forma grande correspondente. Faça um envelope para cada uma, dê aos alunos uma forma antes de forrar a sala de aula e peça-os para colocá-las no envelope correto. Dê a eles um gráfico pré-elaborado com uma coluna para cada forma. Forneça-lhes um conjunto de formas de papel ou carimbos menores e peça a eles para colocarem-nas no gráfico.

Criar formas com fio

Faça essa atividade com várias formas de uma vez ou separadamente. Dê a cada aluno um pedaço de fio com cerca de 30 cm. Discuta as características de uma forma. Por exemplo, um quadrado tem quatro lados retos e quatro cantos. Mostre exemplos. Dê aos alunos um quadrado de papel e mostre a eles como colocar o fio ao redor da forma para criar um quadrado. Após praticarem, recolha os quadrados de papel e deixe os alunos experimentarem fazer os quadrados sem o papel.

Faça criaturas de formas

Dê aos alunos formas de papel pré-cortados e peça que eles organizem as formas para criar uma criatura. Quando as formas estiverem no lugar, os alunos podem colá-las em um pedaço de papel e criar um fundo com giz de cera ou marcadores. Para deixar a aula mais desafiadora, dê aos alunos formas para traçarem e criarem uma figura ou permita que eles desenhem suas próprias formas. Se possível, deixe os estudantes usarem tábuas geométricas para criarem diferentes formas e figuras.

Não deixe de ver

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media