on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Atividades com formas bidimensionais para crianças

Atualizado em 17 abril, 2017

Atividades com figuras bidimensionais para crianças podem envolver inúmeros esforços artísticos, tais como monotipia, desenho e colagem. As crianças podem aprender sobre as formas bidimensionais que acontecem em seu ambiente e como manipulá-las para criar novas formas. Encoraje-as a experimentar diferentes materiais, como tinta, giz de cera e giz, enquanto elas trabalham com formas bidimensionais.

Peça às crianças para apontarem as formas bidimensionais, como quadrados e círculos, que elas veem na sala (Jupiterimages/Goodshoot/Getty Images)

Manipulando formas geométricas

Crie formas geométricas bidimensionais para as crianças manipularem no papel. Faça uma tabela mostrando várias formas geométricas, como por exemplo um trapézio e um losango, e classifique cada forma. Divida as crianças em pequenos grupos. Dê a cada grupo pelo menos 10 formas diferentes. Desafie-as a criar suas próprias tabelas com categorias e colar cada forma em uma categoria no papel. Peça a eles que apresentem suas tabelas para a turma. Discuta sobre as várias formas que as crianças veem na sala, indo desde um livro retangular até um relógio redondo na parede. Dê a cada criança quatro ou seis formas pré-cortadas, canetinhas, giz de cera, cola e tesoura. Instrua-nas a criar suas formas direto das pré-cortadas, estimulando-as a criar uma forma que elas veem em seus arredores. Por exemplo, uma criança pode colocar um retângulo em cima de quatro círculos para criar um carro. Peça aos alunos para colar suas formas no papel e desenhar um fundo.

Loading...

Técnica de monotipia

Introduza às crianças a atividade bidimensional usando a técnica de monotipia. Peça a elas que pintem suas mãos e pés, em seguida pressionando-os contra o papel. Permita que elas andem sobre o papel para criar um esquema repetido. Mostre-nas esquemas repetidos em papel de parede, roupa, capas de livros e papel de embrulho. Leve-as para o lado de fora para coletar folhas, pedras e cascas. Peça a elas para irem para casa e encontrarem itens para usar na técnica de monotipia, tais como esponjas e tampas de garrafas. Desafie-nas a usar seus objetos naturais encontrados para criar um esquema repetido da mesma forma que elas fizeram quando marcaram o papel com seus pés.

Rasgando e cortando papel

Colete diferentes tipos de papel, como embrulho para presente, papel de seda e jornal, junto com cola em bastão, tesouras e pincéis. Peça às crianças para rasgarem e cortarem o papel em formas diferentes. Cole o papel rasgado e cortado em fundos e mostre a elas a diferença entre as texturas das bordas rasgadas e cortadas. Demonstre como agrupar e sobrepor formas para criar outras novas. Encoraje-as a por cores claras e fortes do lado umas das outras para dar contraste. Altere a textura de uma forma amassando, dobrando ou cortando o papel. Desafie as crianças a criar uma composição com diferentes formas, texturas e cores.

Colagem e mosaicos

Peça às crianças para desenharem uma simples figura, como uma flor ou animal, e pintá-la com giz de cera, assim terão uma ideia clara sobre as cores que precisarão para criar um mosaico. Distribua papéis de diferentes cores. Direcione as crianças a escolher o papel preciso de acordo com seus desenhos. Peça que elas cortem o papel em pequenos quadrados e aplique-os com cola em cima dos desenhos. Instrua-nas a começar no meio da figura, focando na figura principal ou objeto, e depois a trabalhar em direção às bordas de seus mosaicos.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...