Atividades do homem paleolítico

Escrito por les moore | Traduzido por antonio silva
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Atividades do homem paleolítico
Homem da caverna é um nome comum para aqueles que viveram no Período Paleolítico (Photos.com/Photos.com/Getty Images)

O Paleolítico varia de cerca de 2,7 milhões de anos atrás até cerca de 6.000 anos antes da era cristã. O Paleolítico inferior, médio e superior são subdivisões do período. A Idade da Pedra é um outro nome para esse mesmo período. "Homem das cavernas" é o nome comum para as pessoas deste tempo. As atividades humanas tornaram-se mais sofisticadas e mais próximas do homem moderno nessa época. Um retrato comum do homem paleolítico é brutal, mas atividades humanas mais modernas tiveram sua origem durante esta era.

Outras pessoas estão lendo

Coleta de alimentos

A caça era um grande empreendimento para a obtenção de alimentos durante o Paleolítico. Normalmente, apenas as pedras e os ossos usados para armas de caça perduravam. Por esse motivo, o registro é incompleto. O que foi encontrado são machados de mão, pontas de lanças e ferramentas de pedra, tais como facas que evoluem para bordas lascadas finamente e bem acabadas. Os ossos de animais próximos à área de estar indicam que os homens paleolíticos caçavam ou capturavam animais para a alimentação. Grãos e sementes também indicam que eles se ocupavam na coleta de frutas e outros alimentos cultivados.

Atividades do homem paleolítico
O homem paleolítico fez ferramentas e armas de pedra (Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images)

Agricultura

Durante a última parte do Paleolítico, cerca de 9.500 a.C., as pessoas começaram a agricultura. Refinando seus machados, foram capazes de limpar a terra de árvores e arbustos. Os homens paleolíticos começaram a plantar grãos e vegetais e fizeram novas ferramentas para cultivar a terra para o plantio. O excesso de grãos e legumes podia ser armazenado para uso futuro. Os animais domésticos começaram a aparecer. A agricultura exigia que as pessoas permanecessem no local para cuidar do gado e da plantação. Isso desencadeou uma mudança no estilo de vida.

Assentamentos

O estabelecimento da agricultura permitiu aos seres humanos produzir alimentos, deste modo, não havia mais necessidade de mudarem-se para obtê-los. A agricultura lhes permitiu ficar em um único local, com as pessoas a partir aldeias e outros assentamentos em torno de 8.000 a.C. Eles viviam em grupos de 150 a 2 mil indivíduos. Esse grande grupo foi dividido em grupos familiares menores. Túmulos grandes e construções fortificadas requerem cooperação, indicando que as pessoas deste tempo foram organizados. Esses desenvolvimentos foram o início da sociedade organizada.

Atividades culturais e religiosas

A primeira arte paleolítica remanescente data de cerca de 30.000 a.C. Foi durante uma era glacial, feita nas paredes das cavernas quando as pessoas viviam nelas. O objetivo pode ter sido por motivos religiosos, uma tentativa de controlar os animais ou para registrar uma caça bem sucedida. Ocre e carvão vegetal foram utilizados para fazer a pintura. Os homens paleolíticos também faziam pequenas esculturas de presas e ossos. Estas eram normalmente de mulheres sem rosto e idealizadas para serem objetos de fertilidade. Durante o paleolítico, enterros se tornaram importantes, talvez por razões religiosas. Artigos pessoais eram deixados junto com o corpo e a preparação deste para o enterro era importante.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível