Atividades e ideias de ensino sobre retas numéricas

Escrito por matthew huntington | Traduzido por aline fernandes
Atividades e ideias de ensino sobre retas numéricas
As atividades sobre retas numéricas podem ajudar os alunos a passar de cálculos com lápis e papel para cálculos mentais (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Utilizar retas numéricas pode ajudar os alunos a criarem imagens mentais de estratégias matemáticas e permitir que passem a fazer cálculos sem papel e lápis. O uso de retas numéricas também ajuda a aumentar a confiança dos alunos na matemática e sua capacidade de usar os números de forma flexível. Existem diversas formas interessantes de ensinar retas numéricas.

Reta numérica física

Afaste as carteiras e mande os alunos formarem uma linha ao longo do centro da sala de aula. Peça para que cada um segure uma parte de uma corda ou um pedaço de barbante comprido. Cole um número no peito de cada aluno, começando com "0" no centro, crescendo a partir de "1" à direita e decrescendo a partir de "-1" à esquerda. Peça para os alunos se revezarem dizendo seus números na ordem. Em seguida, coloque algumas equações simples no quadro (2 + 1 = 3, por exemplo) e encoste na cabeça dos alunos correspondentes enquanto você e a turma leem as equações em voz alta.

Jogo de reta numérica na parede

Esvazie um ou mais quadros de avisos. Escreva, com antecedência, os números de -10 a 10, incluindo o zero, em folhas de papel. Explique aos alunos que eles estão prestes a criar uma reta numérica. Dê a cada aluno um número e uma tachinha. Diga-lhes que, ao dizer "já", você irá cronometrá-los para ver com que rapidez conseguem colocar os números em ordem no quadro. Experimente a atividade diversas vezes até que os alunos consigam realizá-la rapidamente. Em seguida, demonstre como fazer problemas simples de adição e subtração utilizando a reta numérica.

Aplicações de retas numéricas na vida real

Desenhe uma reta numérica de -10 a 10 no quadro negro ou branco. Peça a um aluno para ir até a frente e contar de dois em dois números, começando com o zero. Peça para outros alunos fazerem o mesmo, começando com outros números, incluindo números ímpares e negativos. Repita o exercício, contando de três em três, quatro em quatro e cinco em cinco. Em seguida, leia em voz alta várias situações da vida real e peça para os alunos irem até a frente e resolverem os problemas utilizando a reta numérica. As situações podem incluir coisas como: "A mãe do Daniel lhe deu R$10 para o almoço. Ele gastou R$4. Com quanto dinheiro ficou o Daniel?"

Multiplicação na reta numérica

Desenhe uma reta numérica no quadro negro ou branco que vá de 0 a 20. Diga aos alunos que eles podem multiplicar ao pular números na reta numérica. Escreva o problema "4 X 3 = ?" no quadro. Diga aos alunos que eles podem resolver esse problema ao começar do zero e pular três números de cada vez, quatro vezes. Desenhe cetas acima da reta numérica para demonstrar isso. Explique a eles que a resposta para o problema é onde cai a última cena -- nesse caso, o número 12. Peça para alunos individuais resolverem problemas adicionais no quadro com o uso desse método.

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível