Mais
×

Atividades de identificação de números para crianças no jardim de infância

Os objetivos do ensino da matemática no jardim de infância geralmente incluem aprender a reconhecer e identificar os números até dez. A identificação não se limita à memorização — as crianças também devem aprender a reconhecer números expressos em palavras e devem ser capazes de identificar um número quando é expresso como um objeto. Elas devem ser capazes de compreender que três lápis representam o três numeral ou escrita. A identificação de números pode ser ensinada através de várias atividades, incluindo jogos e artesanato.

Usar objetos que podem ser manipulados ajuda as crianças a relacionarem os numerais escritos aos objetos (counting toy image by Christopher Hall from Fotolia.com)

Jogos

Plastifique quadrados grandes de cartolina com números escritos sobre eles e coloque tiras de papel com os mesmos números dentro de um frasco. Prenda os números no chão, formando um quadrado. Toque músicas enquanto as crianças andam ao redor do quadrado. Quando a música parar, as crianças devem ficar sobre ao número onde pararam. Tire um número do frasco. Quem estiver de pé sobre esse número ganha um pequeno presente — um pacote de salgadinhos, bolachas ou enfeites para lápis. Outro jogo requer desenhar uma linha com números de um a 20 na lousa, com cada número escrito. Escolha um número, mas não diga aos alunos qual é. Os alunos devem tentar adivinhar o número fazendo perguntas como: "É maior do que 12?" ou "É menor que 20?". O bingo também pode ser usado para ensinar o reconhecimento de numerais, números escritos e números representados como objetos, dependendo das imagens nas fichas de bingo.

Planilhas

Use planilhas para reforçar os números e a palavra escrita. Em planilhas labirinto, os alunos seguem um determinado número ou sequência de números até encontrar o caminho através de um labirinto. Outras planilhas podem se concentrar em traçar a palavra de um número e desenhar uma linha a partir da palavra em sua forma numeral. Usar as planilhas para colorir pode exigir das crianças que identifiquem e pintem apenas os números de uma mistura de números e letras.

Manipuláveis

Dê a cada criança um saco cheio de ursinhos de goma e dez recortes em forma de ursos, com um número de um a dez em cada um. Sorteie um número. Cada aluno deve encontrar o urso com o número correto e contar o mesmo número de ursinhos de goma. Repita com cada número. Peça aos alunos que não comam os ursinhos de goma até que o exercício seja finalizado. Dê frascos vazios e pequenos manipuláveis ​​— blocos de construção ou botões, por exemplo — para as crianças trabalharem. Exercite colocando um número específico de itens no frasco e dê às crianças uma imagem de um frasco vazio. Os alunos usarão adesivos para colar o número correto de itens no frasco ilustrado.

Artesanato

Os alunos podem criar anéis pessoais de números e minilivros. As crianças devem escrever o número em forma de numeral e palavra e desenhar uma imagem do número com objetos que o numeral representa. Crie uma capa frontal e traseira e amarre os números para formar um minilivro ou desenhe-as sobre papel cartão, plastifique-as e fure para prendê-las a um chaveiro como um livro portátil de referência. As crianças podem trabalhar em grupos para criar cartazes para exibir cada número.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article