×
Loading ...

Atividades infantis para a história bíblica "Ezequiel e os ossos"

Atualizado em 23 março, 2017

Para os cristãos, a Bíblia permanece como um registro da vida e das palavras de Jesus Cristo, assim como dos profetas que vieram antes dele. Os adultos podem estudar e compreender as complexidades das Escrituras, mas as crianças podem ter mais dificuldade de entender as histórias da Bíblia. As atividades criativas podem auxiliar na compreensão do significado da visão do profeta na lição "Ezequiel e os ossos secos", do Velho Testamento.

Os adultos podem ajudar as crianças a compreender o simbolismo na Bíblia (Jupiterimages/Brand X Pictures/Getty Images)

Placas de símbolos

Para as crianças da escola dominical que estão no ensino básico, placas com símbolos podem ilustrar como o simbolismo é usado. Comece discutindo o simbolismo em geral e forneça exemplos, como um sinal de "pare", que sinaliza aos motoristas para frear e parar completamente o carro. Discuta como a visão de Ezequiel dos ossos secos tornando-se vivos, após ouvir a Palavra de Deus, representa o que vai acontecer aos cristãos no fim do mundo. Instrua as crianças a desenhar ou cortar seus próprios símbolos e compartilhar o que eles representam.

Loading...

Pinturas dos "últimos dias"

Ao longo do livro de Ezequiel, o profeta adverte os cristãos a se preparar para os "últimos dias" tendo fé e crença em Deus. Converse com as crianças e discuta a explicação bíblica sobre o que significa o fim dos tempos. Depois de permitir que as crianças aprendam e compartilhem seus próprios sentimentos sobre os últimos dias, peça-as que expressem suas ideias de paraíso artisticamente. Seja em papel ou numa pequena tela, peça que pintem a sua própria interpretação do que é o céu. Essa atividade lhes permite ampliar a visão de Ezequiel dos ossos secos.

Recortes dos ossos secos

Na visão de Ezequiel, o vale dos ossos secos representa a forma como os seres humanos existem sem esperança ou fé. Peça aos alunos que cortem ossos do esqueleto como parte de um projeto de arte. Introduza ensinamentos das escrituras ao projeto de arte tendo também uma discussão sobre os pecados que os cristãos cometem diariamente, tais como o ciúme, a mentira ou a inveja. Nos ossos, cada aluno pode escrever exemplos de pecados que cometeu. Esta atividade permite que as crianças reconheçam seu mau comportamento.

Autorretratos "salvos"

Esta atividade coincide com a dos recortes de ossos secos. Depois de discutir sobre os pecados comumente cometidos pelos humanos e escrevê-los nos ossos secos, mude o foco para a esperança e fé que os cristãos encontram através de suas crenças. Peça que os alunos criem autorretratos em desenho ou pintura. Quando tiverem terminado, discuta as virtudes cristãs, como compaixão, humanidade e fé. Instrua as crianças a identificarem quais virtudes consideram importantes para ser um bom cristão e peça que as escrevam nos retratos.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...