Atividades interessantes para ensinar literatura estrangeira a alunos de inglês como segunda língua

Escrito por kate bradley | Traduzido por laila teixeira
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Atividades interessantes para ensinar literatura estrangeira a alunos de inglês como segunda língua
Ensinar literatura inglesa para alunos de inglês como segunda língua pode ser divertido e interessante (girl reading a book image by Tammy Mobley from Fotolia.com)

Referências culturais alienígenas, expressões idiomáticas desconhecidas e vocabulário novo tornam o ensino da Literatura Inglesa particularmente desafiador. Fazer com que seus alunos envolvam-se com a atividade enquanto você ensina a história e a importância da mesma é uma tarefa árdua, mas tendo um pouco de criatividade e adotando a postura correta, tanto os alunos de inglês como língua estrangeira quanto o professor alcançarão êxito.

Atividades de áudio

Coloque a gravação de um diálogo do livro para tocar antes de iniciar a leitura do texto. Assim, seus alunos serão expostos a padrões naturais do discurso oral, sintaxe e velocidade da fala. Não adiante nada para a turma. Divida-os em grupos e peça que eles tentem descobrir quem está dizendo o que, sobre o que é a conversa e como as personagens estão se sentindo (bravas, animadas etc). Você também pode distribuir listas de casais famosos e então tocar a gravação. Pergunte que casais eles acham que poderiam estar tendo tal conversa e por quê. Se seus alunos forem extrovertidos, divida-os em pares e toque a gravação. Quando ela terminar, escolha uma dupla para encenar o diálogo. Verifique se eles estão usando a entonação correta - sinal de que entenderam o que foi dito. Transforme a atividade em uma competição, a dupla que lembrar do diálogo com maior precisão ganha um prêmio.

Atividades orais

Encenações são comprovadamente uma excelente forma de deixar seus alunos envolvidos além de incentivar a criatividade e aumentar o vocabulário deles. Deixe as coisas mais interessantes com atividades que requeiram improviso: terminada a leitura, divida a turma em grupos de três ou quatro alunos e dê uma personagem para cada equipe. A cena deve ser a mesma. Por exemplo, se vocês estiverem lendo "Mulherzinhas", de Louisa May Alcott, a cena pode ser aquela em que Jo and Laurie acabaram de ficar noivos. Diga que todos devem incorporar a personagem e serem criativos comportando-se como eles acreditam que a personagem agiria. Assim, você poderá comprovar o quanto da história eles compreenderam, não apenas em termos de vocabulário, mas também no que diz respeito às sutis descrições fornecidas pelo autor.

Outra sugestão é perguntar à turma que partes do livro eles não gostaram e por quê. Peça que eles se reúnam em grupos e encenem a história como preferirem. Você também pode sugerir que seus alunos encenem um novo final para o livro. Por exemplo, o Sr. Wickham de "Orgulho e Preconceito" casa-se com Elizabeth. Mais uma ideia: peça que os alunos formem times e debatam sobre um ponto controverso do livro. Isso testará a capacidade de argumentação dos estudantes bem como sua capacidade de interpretação do texto. Ou então, separe a turma em duplas. Um será uma personagem do livro e o outro entrevistará o parceiro.

Atividades escritas

Peça que seus alunos escrevam uma redação sobre as personagens de um livro para saber o quanto eles compreenderam acerca das personagens. Sugira um lugar, um cenário para que eles deem início à redação (por exemplo, Jane e Sr. Rochester de Jane Eyre em um shopping). Você também pode apresentar-lhes a poesia como gênero literário e lançar um desafio ao pedir que eles escrevam um poema sobre o livro usando um esquema simples de rimas, como o AABB. Deixe seus alunos serem críticos literários por um dia e peça que eles escrevam uma crítica à obra. Peça que eles baseiem suas opiniões em fatos contidos no livro. Isso vai muito além de um questionário em que os alunos simplesmente respondem "sim" ou "não" e os desafia a tirar conclusões do texto lido.

Atividades de leitura

Escolha passagens curtas do livro, faça uma cópia de cada uma delas e entregue-as aos alunos. Uma vez que eles tenham terminado de ler seu trecho, peça que se levantem e conversem com outros colegas de classe sobre o que o seu trecho falava. Peça que a turma ordene os textos em ordem cronológica. Outra ideia é tirar cópias de mais ou menos vinte páginas de um livro para cada aluno. Divida a turma em times de oito ou dez. Diga que eles têm quinze minutos (ou algo igualmente impossível) para ler o texto e que, em seguida, você lhes fará perguntas. Quando eles reclamarem, diga-lhes para dividir o trabalho entre si. Eles deverão descobrir que cada aluno deve ler algumas páginas e depois discutir entre si o que cada um leu. Essa atividade aprimorará a habilidade de seus alunos lerem atentando para o conteúdo geral (e não para os detalhes) e fazer resumos, além de melhorar a compreensão auditiva. Também é uma ótima oportunidade para se trabalhar em equipe.

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