Atividades intergeracionais para idosos e crianças

Escrito por christine bartsch | Traduzido por ismar junior
Atividades intergeracionais para idosos e crianças
A pesca é uma excelente atividade intergeracional (Jupiterimages/BananaStock/Getty Images)

Quando crianças e idosos fazem atividades juntos, podem trocar experiências e conhecimentos. Segundo o governo dos EUA, as crianças que interagem com idosos melhoram as habilidades de comunicação e autoestima e a capacidade de resolver problemas. Para os idosos, a interação com as crianças aumenta a socialização e o apoio emocional e melhora a saúde.

Atividades internas

As atividades intergeracionais mais práticas são aquelas que podem ser realizadas dentro de casa. Podem ser atividades artesanais, passatempos e jogos. Atividades artesanais que podem ser feitas em conjunto, como um álbum de recortes e colagens, podem ajudar na interação social. Leitura, jogos de RPG e o ato de contar histórias estimulam a criatividade e a imaginação. Costura, culinária e bordado são ótimas oportunidades de interação e aprendizagem. Jogos de cartas, tabuleiros e quebra-cabeças são atividades que estimulam o raciocínio e a memória, enquanto esportes de mesa, como pingue-pongue, ou em piscinas servem para a prática de exercícios.

Atividades intergeracionais para idosos e crianças
Jogando cartas, crianças e idosos exercitam a memória (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)

Atividades ao ar livre

Atividades ao ar livre, mesmo que curtas, podem ser prazerosas para que crianças e idosos passem um tempo juntos. Esportes da baixa exigência física como críquete, bocha e badminton podem ser jogados em pequenos espaços. Atividades não esportivas como jardinagem e caça de insetos também não exigem muito espaço. Soltar pipas e observar pássaros também são ótimas opções para que pessoas de diferentes gerações façam juntas, já que fazer as pipas e conversar sobre os pássaros vistos são atividades que consolidam ainda mais a união. Atividades fora da área residencial também são interessantes, como visitar um parque local, montar balanços para esse parque e jogar basquete.

Atividades intergeracionais para idosos e crianças
A jardinagem pode ser uma atividade interessante para todas as idades (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)

Viagem

Os mais aventureiros podem fazer atividades fora de casa. Alguns parques nacionais oferecem trilhas rodeadas de natureza que podem ser acessíveis para crianças e idosos. Para os mais bem preparados fisicamente, pode ser interessante fazer atividades de artes marciais e dança. Outros esportes que podem ser praticados são golfe, tênis, boliche e a atividade mais tradicional para jovens e idosos praticarem juntos, que é a pesca. Crianças e avós podem ir também a eventos artísticos e esportivos, zoológicos, aquários ou museus. Atividades sociais e religiosas também podem ser uma maneira de que passem um tempo juntos e façam alguma boa ação.

Atividades intergeracionais para idosos e crianças
A caminhada é um tipo de atividade que pode ser feita por crianças e idosos (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)

Considerações

Antes de escolher uma atividade intergeracional, procure algo que seja do interesse de todos os envolvidos. Apesar da diferença de idade, esse ponto em comum poderá ser alcançado através de atividades que inspirem e sejam compartilhadas entre ambos, independente da idade, seja 8 ou 80. A melhor atividade é aquela que oferece a companhia agradável desejada por ambos.