×
Loading ...

Atividades de introdução de adjetivos

Atualizado em 17 abril, 2017

Adjetivo é a palavra variável em gênero, número e grau que caracteriza o substantivo, indicando-lhe qualidade, estado, modo de ser ou aspecto. Sua ortografia mudará dependendo de como ele for usado em uma frase, havendo diferenças entre o plural do singular, o feminino do masculino ou em uma demonstração comparativa. O vocabulário e a ordem das palavras também estão ligados ao uso do adjetivo apropriado. Se você está planejando uma aula de português para o primário ou para refrescar a memória de adultos, existem muitas opções para atividades de introdução aos adjetivos.

Estudantes de todas as idades devem entender o uso correto dos adjetivos (Jupiterimages/BananaStock/Getty Images)

Jogos e imagens

O uso de adjetivos na língua portuguesa pode ser confuso na forma escrita e falada. Jogos e desafios são ótimos para iniciantes de qualquer idade e podem ajudar a tornar o processo de aprendizagem menos intimidante. Os alunos podem trabalhar em grupos ou individualmente para fazer uma lista com o máximo de adjetivos de uma determinada categoria gramatical, começando com uma determinada letra ou inspirado em uma imagem. Eles também podem arrumar frases erradas colocando adjetivos na ordem e forma correta. Esses jogos também podem ter um tempo estipulado para dar mais emoção.

Loading...

Conversação

As atividades que introduzem adjetivos incorporando conversas diárias são ideais para os falantes nativos de português e alunos que estudam alguns conceitos gramaticais da língua. Os alunos podem ser solicitados a descreverem imagens, experiências pessoais, aparências ou uma coisa favorita que envolva a percepção sensorial, como comida ou uma pintura. Um trabalho independente específico inclui entrevistas em pares ou o exercício de "Encontre alguém que esteja vestindo uma camiseta amarela". Os professores têm as opções de corrigir oralmente ou apontar o uso correto com exemplos.

Escrita

As atividades de escrita para introduzir adjetivos podem ser adaptadas para estudantes de qualquer nível. Atividades simples que envolvem descrever palavras incluem escrever listas descritivas de palavras, frases ou parágrafos para aprender a gramática básica do uso de adjetivos. Outros fatores que não estão presentes em lições orais sobre adjetivos, como pontuação e ortografia, estão onipresentes nos exercícios de escrita que visam apresentar os adjetivos aos alunos.

Incorporando personagens

Incorporar personagens para introduzir adjetivos é uma maneira de integrar os métodos utilizados durante as atividades de escrita e conversação. Além de praticarem o uso dos adjetivos na fala, os alunos também poderão usar suas habilidades de escrita. As esquetes feitas pelos alunos podem ser tiradas de filmes ou programas de TV populares que eles conheçam, se o instrutor sentir que eles precisam de um incentivo extra ou uma referência mais familiar. Os estudantes mais avançados podem compor suas próprias esquetes e apresentá-las como parte de projetos de grupo ou em par.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...