Atividades para jardim de infância com blocos de montar

Escrito por karen lobello | Traduzido por cassiane ogliari
Atividades para jardim de infância com blocos de montar
Alunos do jardim de infância gostam de aprender matemática na prática (Thinkstock/Comstock/Getty Images)

Propor atividades práticas a uma turma de jardim de infância nas aulas de matemática pode fazer a diferença entre os alunos lembrarem ou esquecerem o que foi ensinado. Estas atividades ajudam meninos e meninas a visualizarem os processos matemáticos. Uma das ferramentas que pode ser utilizada neste tipo de aula são os blocos de montar. Eles aliam a atividade física com a matemática, pois os alunos contam, classificam e criam padrões com eles. Quando você usar estas peças pela primeira vez na sala de aula, estabeleça um tempo para deixar os alunos brincarem livremente, para reduzir a distração depois, durante a aula. Blocos de montar envolvem os alunos e promovem uma atitude positiva em relação a matemática.

Crie um gráfico

Peça aos alunos coisas como: "Qual é o seu esporte preferido?". Dê algumas opções, como: futebol, basquete e vôlei. Coloque uma imagem de cada bola que representa o esporte perto de uma cor de blocos de montar. Os alunos escolhem o esporte que mais gostam e colocam blocos da mesma cor juntos para formar um gráfico de barras sobre o "esporte preferido" da turma.

Monte um padrão

Entregue uma sacola com blocos de montar para cada aluno. Explique oralmente e demonstre o padrão que você quer que os alunos copiem. Como exemplo, você pode dizer: "pegue um bloco vermelho e junte-o a um azul. Coloque mais dois bloco amarelos". Aumente o grau de dificuldade desta atividade desenhando um padrão no quadro e pedindo aos alunos que o copiem utilizando os blocos de montar que receberam.

Meça os blocos

Mostre aos alunos como eles podem utilizar os blocos para medir objetos. Forme duplas e entregue uma sacola com blocos de montar para cada uma. Entregue também diferentes objetos da sala de aula para que sejam medidos com os blocos. Depois, os alunos devem compartilham os resultados obtidos com o grande grupo. Desafie alguns voluntários a adivinhar o tamanho de outros objeto da sala de aula, dizendo que medem "dez blocos" ou têm "dois blocos de tamanho". Peça às crianças que confiram suas estimativas.

Contar

Entregue uma sacola com blocos de montar para cada aluno e peça a eles que façam esta atividade com você. Comece sem nenhum e então pegue o primeiro bloco. Conte oralmente de zero a dez cada vez que passar de um número para outro e adicione mais um bloco à peça que você tem em mãos. Quando terminar, conte de trás para frente, de dez a zero, tirando um bloco de montar a cada número.

Adição e subtração

Entregue uma sacola com blocos de montar para cada aluno. Conte um problema no formato de história e peça aos alunos que o representem com os seus blocos. Por exemplo: "Havia três crianças no balanço. Mais duas se juntaram a elas. Quantos estão agora no balanço?". Outro exemplo seria: "A Sra. Marcola tem cinco cordas de pular na sala de aula. Duas crianças pegaram as cordas e foram brincar no pátio. Quantas cordas ficaram na sala de aula?".

Cartas de jogo de memória

Esta atividade funciona bem em estações de ensino. Os alunos devem utilizar um conjunto de cartas de jogo de memória de adição. Se a carta diz 3 + 2 = 5, eles reproduzem o problema na prática, ligando os blocos, observando que três vermelhos e dois amarelos formam cinco blocos no total.

Classificar

Coloque entre três e cinco folhas de cartolina colorida no chão, de modo que combinem com as cores dos blocos de montar. Coloque todos os blocos misturados em um grande recipiente e instrua os alunos a classificar a mistura em cores individuais, pegando os blocos e colocando-os sobre o cartaz com a mesma cor da peça. Determine um tempo para a tarefa, para saber quanto eles demoram para classificar os blocos. Na próxima vez que a atividade for realizada, desafie os alunos a superarem o tempo anterior.

Desafio do colega

Faça duplas e entregue a cada uma delas uma sacola com blocos de montar. Cada aluno deve criar um padrão individual com as suas peças. Os colegas trocam suas criações e fazem uma réplica do trabalho do colega. Para alunos mais velhos, deixe-os ver o trabalho colega e depois o esconda para que eles tentem copiar.

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível