Atividades e jogos de fração para crianças do primeiro ano do ensino fundamental

Escrito por kathryn rateliff barr Google | Traduzido por luiza thomaz
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Atividades e jogos de fração para crianças do primeiro ano do ensino fundamental
Alunos do primeiro ano do fundamental aprendem conceitos básicos de frações (Brand X Pictures/Brand X Pictures/Getty Images)

Alunos do primeiro ano do ensino fundamental devem aprender algumas noções básicas como fundamento para o que aprenderão nos próximos 12 anos. Perder um passo do processo de compreensão e mestria de uma habilidade cria problemas para o aluno que podem afetá-lo por muitos anos. Uma habilidade básica de matemática para alunos dessa idade inclui aprender frações como partes de um todo. Os alunos aprendem os conceitos de um meio, um terço e um quarto.

Partes do todo

Como o primeiro conceito de fração, alunos aprendem que essas são partes de um todo. Você pode fazer isso dividindo qualquer figura geométrica em partes iguais. Por exemplo, divida um quadrado ao meio com uma linha para criar duas metades e divida novamente em um ângulo de 90 graus para criar quatro quartos. Faça os alunos imitarem o processo usando círculos e quadrados. Faça atividades de dividir mais divertidas e gostosas usando pacotinhos de doces coloridos como Confetti, M&Ms ou gominhas coloridas. Divida os doces por cor para que cada cor represente uma parte do pacote inteiro. Desafie os alunos a esquematizar as frações ou escrevê-las sobre forma de frações. Você pode também dividir pizzas, tortas, bolos e outras comidas da mesma maneira.

Objetos manipulativos

As crianças aprendem conceitos com mais facilidade se puderem vê-los e tocá-los. Objetos manufaturados como blocos segmentados, varetas e ábacos são itens que você pode comprar. Ao invés disso, faça os alunos criarem os objetos manipulativos, fazendo-os, por exemplo, cortarem pratinhos de papel em partes iguais. Não os deixe separar as partes completamente, de forma que elas permaneçam unidas no centro do prato. Outra opção é fazer quatro itens idênticos, como gatinhos ou flores, e marcar cada um como um quarto do grupo.

Numeradores e denominadores

Explique que numeradores são os números totais de itens em um grupo, e denominadores são o nome do grupo. Faça-os escreverem frações e enxergarem o denominador como uma maçã ou um urso ao invés de um número. Mostre o número total de itens no nome do seu grupo, como por exemplo cinco ursos abaixo da linha de fração e três acima representam três quintos dos ursos. Como uma alternativa, ilustre uma fração como um terço ou dois quartos em uma folha avulsa de papel colorido. Em um papel de cor diferente, escreva a fração em números de um lado e uma ação que eles devem fazer no outro. Dê à criança o número da fração e faça com que ela tente achar a imagem correspondente. Quando a imagem for encontrada, a criança deve fazer a ação contida no papel.

Somando e subtraindo frações

Usando os conceitos de numeradores como números e denominadores como nome do grupo, mostre às crianças que você somar dois gatos e três gatos para formar cinco gatos, mas não dois gatos e três cachorros. Dessa forma, eles aprendem que podem somar e subtrair frações com denominadores comuns. Use grupos de doces coloridos ou objetos idênticos para somar e fazer uma fração.

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