×
Loading ...

Atividades de lazer para deficientes visuais

Atualizado em 23 março, 2017

No relatório "Americans with Disabilities", de 2005, o Instituto para Censos dos EUA (U.S. Census Bureau) estimou que 1,8 milhão de americanos eram cegos. A cada ano, estima-se que mais 75 mil pessoas fiquem cegas ou visualmente deficientes naquele país, de acordo com a Federação Nacional de Cegos americana (National Federation of the Blind). Assim como os cidadãos sem problemas de visão, pessoas com cegueira ocupam cinco a seis horas por dias com atividades de lazer

A pescaria é uma das muitas atividades de lazer para pessoas cegas (Sea fishing image by Warren Millar from Fotolia.com)

Pescaria

Pescar é uma atividade ideal para pessoas com deficiência total ou parcial da visão. Pescar em um cais ou em um lago usando um barco é algo que pode ser providenciado por alguém sem problemas de visão que possa manobrar o barco. Qualquer equipamento que use iscas artificiais em vez de naturais pode ser preparado organizando ordenadamente as iscas artificiais em uma caixa ou usando rótulos em braile acima de cada compartimento. Pescaria em alto mar também é possível para deficientes visuais quando acompanhados pelo piloto do barco.

Loading...

Musculação

A musculação é uma atividade mais vigorosa. Acompanhada por um não-cego, a musculação poderá ser uma segura e gratificante maneira de homens e mulheres com deficiência visual passarem o seu tempo livre. Alguns equipamentos de academia como esteiras e halteres podem ser usados por indivíduos com qualquer nível de cegueira sem qualquer ajuda.

Dança

Dançar é um momento de lazer popular para pessoas de todas as idades. A base da dança é a batida da música, desse modo, ela pode ser aproveitada pelo deficiente visual. Dançar com uma pessoa com visão poderá tornar a atividade mais fácil, entretanto, parceiros com deficiência também podem aproveitar a dança. De acordo com a Artslynx International (ver referência), uma forma de dança baseada em toques pode ser ideal para deficientes visuais, pois explora o tato enquanto o indivíduo se move mantendo contato físico com seu par.

Blogs

Escrever em blogs está se tornando um passatempo cada vez mais popular. Escrever em blogs não oferece somente um meio de comunicar ideias e opiniões para os outros, mas a própria Internet também oferece anonimato para a pessoa cega e acesso igualitário.

Montar a cavalo

Montar a cavalo pode parecer uma tarefa difícil para pessoas com a visão comprometida, mas cavalos são ótimos companheiros de terapia e programas com deficientes visuais têm sido um sucesso. Organizações específicas realizam atividade e terapias utilizando os equinos, trazendo terapeutas licenciados para usar o cavalo em terapias comportamentais e cognitivas.

Artes marciais

Artes marciais de todos os tipos são ótimas atividades de lazer para deficientes visuais. Academias de artes marciais podem ajudar atletas com cegueira a ganhar autoconfiança, disciplina e a maestria nas habilidades de luta. Um estudo de 2007 realizado pela Fundação Instituto para Desenvolvimento Regional em Cracóvia, na Polônia, descobriu que artes marciais para deficientes visuais ajudavam-nos a superar suas dificuldades em reconhecimento espacial e em lidar com o espaço físico.

Assistir a óperas e concertos

Óperas e concertos musicais são experiências principalmente auditivas. Anfiteatros são especialmente projetados para produzir o melhor som para cada membro da plateia. Pessoas com cegueira completa ou parcial podem muito bem aproveitar essas atividades de lazer.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...