on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Atividades com linhas simétricas

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Linhas simétricas são linhas imaginárias que, quando desenhadas no centro de uma imagem, dividem-na na metade com ambos os lados idênticos uns aos outros. Elas são um foco da instrução geométrica e são tipicamente introduzidas para crianças na segunda série. Quando estiver ensinando sobre simetria, utilize atividades que permitam as crianças visualizarem as imagens espelhadas para promover uma melhor compreensão do conceito matemático.

Ensine simetria com formas (Jupiterimages/Creatas/Getty Images)

Dobrando papel

Use dobras de papel para ensinar aos alunos sobre simetria. Corte as formas que são iguais em ambos os lados, como quadrados, círculos, triângulos e retângulos. Explique aos estudantes que, para determinar se as formas são simétricas, eles irão dobrá-las na metade. Mostre o procedimento com uma das formas, como o quadrado. Dobre-o no meio, seja na vertical ou horizontal. Uma vez dobrado, faça as crianças examinarem a forma, verificando se existem peças que não se alinham. Quando todas as peças se alinharem, a forma é simétrica. Abra o quadrado e explique para as crianças que a linha no centro da forma é uma linha de simetria. Convide-as para determinar se as formas restantes são simétricas, usando a mesma abordagem.

Loading...

Dividindo imagens

Faça os estudantes examinarem linhas de simetria dividindo imagens. Imprima uma variedade de imagens que sejam simétricas ou não. Explique para eles que devem determinar se as imagens são simétricas desenhando uma linha no centro delas para dividi-las na metade. Novamente, exemplifique a atividade. Mostre para eles como você iria analisar uma imagem em particular e, depois disso, desenhe uma linha onde você pensa que a linha de simetria se encontra. Para determinar se a imagem é realmente simétrica, examine-a de ambos os lados da linha, fingindo que ela está dividida pela metade. Se ela corresponder de ambos os lados, então é simétrica. Encoraje as crianças a seguir o mesmo procedimento para analisar a simetria no restante das imagens.

Desenhando

Encoraje as crianças a desenhar as suas próprias imagens simétricas. Ofereça a eles papel e lápis de cor e faça-os desenhar imagens de itens simétricos, como pessoas, flores, casas e animais. Eles podem também adicionar enfeites nas imagens, como cores e formas, mas devem colocá-los em ambos os lados dos desenhos.

Corrida simétrica

Coloque o conhecimento das crianças sobre simetria em teste com um jogo. Divida o grupo em dois times e faça cada time formar uma fila única. No quadro, desenhe uma imagem e encoraje as duas primeiras crianças de cada linha a determinar se elas são simétricas ou não. A primeira criança que determinar corretamente se a imagem é simétrica ou não, ganha os pontos. Continue desenhando diferentes formas no quadro, até que cada estudante tenha jogado uma vez. O time que fizer mais pontos vence o jogo.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...