Mais
×

Atividades lúdicas para desenvolvimento de habilidades sociais e trabalho em grupo

Atualizado em 21 novembro, 2016

As atividades em grupo ensinam às crianças lições valiosas e estimulam habilidades sociais. Brincadeiras comuns como corrente humana ou jogo do nó são essenciais para ensinar as crianças a conviver uns com os outros e trabalhar em conjunto em busca de um objetivo. Tenham em mente as faixas etárias, déficits de atenção e níveis de habilidade ao empregar essas atividades.

Deixe as crianças participarem de atividades que desenvolvam as habilidades sociais e de trabalho em equipe (children image by Mat Hayward from Fotolia.com)

Barreira humana

Divida as crianças em duas equipes e coloque-as uma de frente para outra separadas por 3 m de distância. Uma equipe corre primeiro em direção a outra. A equipe oposta deve dizer o nome de uma pessoa da equipe que esta vindo. Os membros da equipe parada devem dar as mãos, enquanto a pessoa chamada vai tentar passar pela barreira formada pelas mão unidas. Se o jogador conseguir passar, ele voltará para sua equipe; se não, ele ficará com a equipe que o prendeu. A equipe que pegar todos os jogadores do outro time para o seu lado vence o jogo.

Criação de objetos

Diga às crianças para se misturarem pela área de jogo enquanto ouvem uma música. Quando a música parar, diga o nome de um objeto aleatório como "cadeira de balanço e quatro" ou "elefante e três". O número refere-se a quantas pessoas se juntarão para criar o objeto com itens encontrados em torno do ambiente. Se você disser, por exemplo, "cadeira de balanço e quatro", os jogadores têm que se dividir em grupos de quatro e criar uma cadeira de balanço, trabalhando em conjunto e usando itens aleatórios, tais como papel, canetas e cadeiras. Se algum jogador ficar sem grupo, ele deve se reunir a qualquer grupo para criar o objeto.

Caça às fitas coloridas

Corte 10 fitas de cores diferentes e mostre às crianças. Esconda várias dessas fitas ao redor da área de jogo. Divida os participantes em dois grupos. Quando você disser "Já", as crianças devem sair em busca das fitas. A primeira equipe a encontrar as 10 fitas de cores diferentes ganha o jogo. Os participantes devem trabalhar juntos, como uma equipe, para verificarem as cores encontradas e saber quais faltam para encontrar todas as 10.

Jogo do nó

Pegue uma corda comprida e faça um nó a cada 1 m dela. Você precisa de um nó para cada pessoa no jogo. Permita seis pessoas por corda. Cada jogador pega a corda com o nó entre as mãos. Ao som do palavra "Já", os jogadores devem desamarrar seus nós sem deixar a corda cair. Se você tiver mais de uma equipe, veja quem consegue finalizar a atividade primeiro. Se você tiver pessoas suficientes apenas para uma equipe, cronometre o tempo para ver se a equipe consegue melhorar o tempo a cada jogada.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article