×
Loading ...

Atividades de arte com luz e sombra

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Adicione luz ou sombra para transformar uma simples peça de arte em uma bela obra de arte. Ao fazer algumas áreas mais claras e outras mais escuras, você acrescenta profundidade e emoção às áreas da imagem que aparecem planas e sem vida. Use essas técnicas em uma ampla variedade de meios, incluindo pintura, desenho ou escultura, para dar ao seu trabalho de arte uma aparência profissional.

Algumas das mais profundas obras de arte contêm áreas claras e escuras (Black and White image by photo4emotion from Fotolia.com)

Adicionando luz e sombra às pinturas

Ao adicionar a luz e sombra à uma pintura, comece com os tons mais escuros e gradualmente trabalhe em direção aos tons mais claros. Comece pintando o fundo inteiro de sua imagem, em seguida, use a cor mais escura que deseja nas formas básicas dos objetos. Depois, adicione camadas sobre camadas de cores mais claras. Quando os objetos estiverem quase terminado, adicione o branco puro ou um tom muito leve de sua cor escolhida, apenas nas áreas que seriam tocadas pela luz ou sol.

Loading...

Adicionando luz e sombra a desenhos

Ao adicionar tons claros e escuros a um desenho, comece com os tons mais leves e gradualmente escureça a imagem. Comece desenhando as formas e linhas básicas de seu desenho muito levemente com um lápis. Adicione profundidade sombreando as áreas junto às linhas de modo que elas aparecem tridimensionais. Gradualmente, adicione traços de lápis cada vez mais escuros às áreas de sombra até que haja áreas que apareçam profundas. Deixe as áreas que deveriam ser tocadas por uma luz ou pelo sol em branco ou o mais claras que puder.

Adicionando luz e sombra à esculturas

Ao adicionar a luz e sombra à esculturas, envernize-as, assim, os vincos e áreas côncavas ficam mais escuras e as áreas que se destacam ficam mais claras. Isso faz com que a escultura tenha mais profundidade e dimensão e ajuda a criar textura em áreas que não são tão variadas.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...