Atividades manuais com animais para o ensino fundamental

Escrito por dana rongione | Traduzido por rúben carlos esteves
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Atividades manuais com animais para o ensino fundamental
Os trabalhos manuais são divertidos e educacionais (Jupiterimages/BananaStock/Getty Images)

O ensino fundamental é um termo que se associa às crianças com idades entre os sete e os onze anos; mas não importa a sua idade, porque elas adoram trabalhos manuais. Muitos desses trabalhos são feitos com as formas de animais e podem ser usados como um reforço para outras áreas como a Literatura, a Ciência e até a Matemática. As atividades manuais que as crianças fazem lhes dão a oportunidade de mostrar a sua criatividade enquanto aprendem a seguir orientações. O procedimento de aprendizagem é, em simultâneo, divertido e essencial para o desenvolvimento dos alunos e da educação em geral.

Outras pessoas estão lendo

Panda em prato de papel

Você precisa do seguinte para cada aluno: um prato de papel grande e branco, um prato de papel pequeno, dois recortes pretos para os braços, dois recortes negros para as pernas, dois recortes negros para os olhos, dois recortes brancos para os olhos, dois recortes pretos para as orelhas, um marcador preto, um grampeador e um tubo de cola. Você pode criar moldes para os vários recortes desenhando-os em cartolina ou em pastas e depois recortando-os. Cada aluno pode usá-los para desenhar os seus recortes em cartolina branca e preta, dessa forma, você poupa tempo e esforço. Coloque o prato de papel grande com a face voltada para cima. Coloque o prato de papel pequeno ao contrário e grampeie-o na parte de cima do prato grande. Isso cria a cabeça e o corpo do panda. Cole os braços e as pernas no prato maior. Para obter um look mais realista, você deve colar um braço e uma perna à parte de trás do prato para sobressair, colocando na mesma direção o outro braço e perna. Isso dá a aparência de um urso sentado com as pernas e braços para um lado. Cole os recortes pretos dos olhos ao prato menor, depois cole os recortes brancos para os olhos, Use o marcador preto para desenhar as pupilas, o nariz e a boca. Para obter os melhores resultados, grampeie os recortes do ouvido na parte de cima do prato pequeno.

Peixe com confetes

Cada aluno tem de ter: dois pratos grandes de papel, o recorte da cauda, a barbatana, os lábios do peixe, um olho para boneco, 2,5 cm de papel de seda em quadrados pequenos, cola e grampeador. Inverta um prato em cima de outro e grampeie as pontas. Amarrote o papel em quadrados e cole-os na parte de cima do prato até cobrir completamente a sua superfície. Deixe que a cola seque por alguns minutos. Cole as diferentes partes do peixe e, mais uma vez, deixe secar. Se você tem tempo e material, pode repetir o processo no fundo do prato, criando um projeto de ambos os lados que você pode pendurar, agrafando fio à parte de cima dos pratos. Como é um projeto que utiliza colas, tenha lenços de mão umedecidos disponíveis.

Mãos e pés de Perú

Cada aluno precisa de: cartolina castanha, vermelha, laranja e amarela, um lápis, tesoura, cola, um limpa cachimbo laranja e dois olhos para boneco. Cada criança deve desenhar os pés em uma cartolina castanha e depois desenhar as mãos na cartolina vermelha, laranja e amarela. (no total, eles devem possuir 2 pegadas e 6 marcas de mão). Cole as 2 pegadas juntas, de modo que os calcanhares das pegadas se pareçam com a cabeça do peru e os dedos dos pés se alarguem em direções opostas. Desenhe o papo do peru na cartolina vermelha e um bico na cartolina laranja. Recorte esses itens e cole-os na cabeça do peru juntamente com os olhos. Corte os limpadores de cachimbos laranja em dois pedaços para fazer as pernas do peru. Cole-os às costas do peru, de forma que fiquem suspensos no fundo. Cole as mãos nas costas do peru, deixando-as sobressair em vários ângulos.

Morcego de sacola

Cada um dos alunos precisa de: uma sacola de papel, recortes para morcego, como por exemplo triângulos para fazer os ouvidos, nariz oval, língua, asas, cauda e pés, cola e olhos para boneco. Coloque a sacola com a aba lateral virada para cima. Isso vai ser a parte da frente do morcego. Cole as orelhas na parte de cima da aba. Cole os olhos para boneco abaixo das orelhas e o nariz logo abaixo dos olhos. Cole os dentes de modo que eles fiquem pendurados abaixo da aba. Levante a aba e cole a língua debaixo dela para que você os veja quando o morcego abrir a boca. Prenda as asas nas dobras em cada lateral da sacola. Cole os pés no fundo da sacola e a cauda na parte de trás. Se os seus alunos desejarem morcegos negros, as sacolas podem ser pintadas e os recortes desenhados na cartolina preta. Para facilitar, você pode dar aos alunos os moldes e permitir que eles mesmos desenhem e cortem suas partes.

Cobra feita de rolos de papel higiênico

Cada aluno precisa de: quatro rolos de papel higiênico cortados ao meio, cartolina (de preferência com muitas cores diferentes), tesoura, cola, perfurador, fio e dois olhos para boneco. Corte a cartolina do tamanho desejado e cole uma peça em volta de cada um dos rolos. Para as crianças mais pequenas, tenha um modelo desenhado na cartolina ou dê-lhes peças já recortadas. Faça um buraco nas extremidades dos rolos, exceto em dois deles que vão ser a cabeça e a cauda da cobra. Esses dois rolos precisam apenas de um buraco. Passe o fio por cada um dos buracos como se estivesse a coser. Tenha cuidado para não deixar a linha muito apertada ou a cobra não vai agitar. Dê um nó no fio nas duas extremidades da cobra. Cole os olhos na parte de cima do primeiro rolo e use um pedaço de fita adesiva para prender um pedaço de fio vermelho para que a língua deslize no interior desse rolo.

Coelho feito da birutas

Cada aluno precisa de: duas folhas de cartolina com 9 por 12, seis flâmulas com 30 cm, um lápis, tesoura, perfurador, corda e um grampeador. Cole ou grampeie as seis flâmulas em linha em uma folha de cartolina. Elas devem ficar suspensas livremente. Enrole essa folha dentro de um cilindro e grampeie a folha no cilindro. Na segunda folha de cartolina desenhe as orelhas, os olhos, o nariz, a boca ou os dentes do coelho. Recorte essas peças e cole-as no cilindro. Use o perfurador para furar de lados opostos na parte de cima do cilindro. Passe a corda nos buracos, dê um nó deixando-a frouxa para suspender a biruta ao vento.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível