Mais
×

Atividades com mapas meteorológicos para alunos do ensino fundamental

Atualizado em 17 abril, 2017

Se você for professor em uma turma do ensino fundamental, provavelmente dará algumas aulas sobre clima. Como o clima tem impacto sobre o cotidiano das pessoas em todo o mundo, os alunos devem compreender os elementos básicos da previsão do tempo e do clima. Os meteorologistas usam muitos tipos de mapas meteorológicos, como imagens para interpretar e prever os padrões climáticos. Incorpore várias atividades em suas aulas para ensinar aos alunos sobre mapas meteorológicos.

Muitos símbolos simples e complexos podem ser usados em mapas meteorológicos (Weather vector iconset image by Aleksandr Lukin from Fotolia.com)

Mapa das chuvas

Os alunos podem trabalhar em duplas para criar um mapa que mostre o acúmulo de chuva ou granizo em uma área, em milímetros, ao longo de um único dia. Forneça a cada dupla um mapa em branco do Brasil. Os alunos podem usar lápis ou canetinhas para fazer este mapa climático, com cada cor representando um nível diferente de precipitação no mapa. Certifique-se de que os alunos criem uma legenda que mostre quantos milímetros de precipitação cada cor representa no mapa.

Análise de previsão do tempo

Se você tiver uma televisão em sua sala de aula, sintonize um telejornal e assista a previsão do tempo com seus alunos. Instrua-os a observá-la cuidadosamente e anotar os tipos de mapas meteorológicos utilizados pelo repórter. Você pode discutir com a turma a eficácia de cada mapa usado e se as explicações do meteorologista foram fáceis ou difíceis de entender. Os alunos podem realizar esta atividade como lição de casa se a sala de aula não tiver uma televisão.

Simule uma previsão do tempo

Organize os alunos em quartetos e peça que cada grupo apresente uma previsão do tempo para a classe. Esta atividade permite que os alunos expressem a criatividade e trabalhem juntos para realizar a tarefa. Atribua um tipo diferente de mapa para cada grupo e dê a eles o tempo necessário para a confecção do mapa. Em seguida, cada grupo de alunos pode colar o mapa que eles criaram na lousa e fingir que são repórteres dando notícias sobre o tempo. Os alunos devem ser capazes de explicar claramente os padrões climáticos simples representados no mapa.

Mapa meteorológico

Como tarefa de casa, cada aluno pode criar um mapa meteorológico. Ele deve mostrar as temperaturas máximas e mínimas de uma área ao longo de um único dia. Atribua dez cidades diferentes para cada aluno e dê a eles um mapa das cidades. Depois da aula, os alunos podem entrar na Internet e procurar a previsão do tempo do dia seguinte para cada cidade, observando as temperaturas previstas. Eles podem, então, marcar as temperaturas de cada cidade no mapa.

Símbolos dos mapas meteorológicos

Os mapas meteorológicos costumam usar símbolos para indicar as condições como chuva, neve, tempestades, vento e nevoeiro. Instrua cada aluno a escolher dez símbolos usados ​​em mapas meteorológicos. Para esta atividade, peça para eles desenharem e marcarem cada símbolo meteorológico em um cartaz. Como vários símbolos podem ser complicados, mantenha essa atividade no nível do ensino fundamental e use apenas os mais simples. Pendure os cartazes pela sala de aula quando todos tiverem terminado.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article