Atividades de matemática com borboletas

Escrito por madeline lauria | Traduzido por renan cavalcanti sobreira
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Atividades de matemática com borboletas
As borboletas são usadas para ensinar as crianças sobre matemática, arte e ciência (Baerbel Schmidt/Digital Vision/Getty Images)

As atividades de matemática que usam as borboletas combinam aulas de aritmética e arte para as crianças. Os exercícios são geralmente apropriados para crianças da pré-escola até o segundo ano do primeiro ciclo, dependendo da atividade e das habilidades de aprendizagem dos alunos. As atividades com borboletas fornecem exemplos de simetria e aulas relacionadas às estações do ano durante a primavera, outono e verão.

Contando e pintando

As borboletas são usadas como unidades para ensinar as crianças como contar. Exiba vários números de borboletas em uma folha de atividade e ajude-as na contagem. A folha de exercícios vira uma atividade de combinação mais difícil quando ela mostra vários números de borboletas em grupos de um lado e os alunos têm que encontrar o número exato para aquela quantidade de borboletas.

O uso de cores em uma atividade leva os alunos a estudarem tanto as cores quanto os números. A folha de exercícios pode apresentar uma mistura de borboletas coloridas e os alunos devem contar os insetos de determinada cor. As aulas de artes podem ser integradas às de matemática com um enunciado na atividade pedindo para os estudantes pintarem um número específico de borboletas de determinada cor.

Atividades de matemática com borboletas
As borboletas podem ser úteis em aulas de contagem (Goodshoot RF/Goodshoot/Getty Images)

Simetria

As asas das borboletas são exemplos naturais de uma simetria bilateral e elas são uma ótima forma de ensinar às crianças sobre o conceito de simetria espelhada. Dê uma explicação sobre simetria enquanto as crianças observam as gravuras de borboletas reais para ajudar a explicar como as asas desses insetos imitam umas às outras. As crianças podem visualizar imagens de diferentes tipos de borboletas conforme aprendem a apontar as características que são iguais em cada asa. Essa também é uma boa oportunidade para ensinar sobre a linha de simetria para as crianças -- a linha que passa diretamente pelo meio da borboleta. Mostrar imagens de borboletas com asas simétricas e assimétricas as ajudará a diferenciar esses dois conceitos.

Os números, ao invés das cores, são usados para ensinar aos alunos sobre simetria. Por exemplo, você pode colocar o número 1, 2, 3 e 4 na imagem da asa esquerda assim como na direita. Para os alunos mais novos, você poderia usar a disposição ABAB ao invés dos dígitos. Os estudantes aprendem a simetria dos números associando com a simetria das asas. Quando os números 1, 2, 3, e 4 aparecem na asa esquerda, mas apenas os algarismos 2 e 4 estão na asa direita, eles usarão o raciocínio dedutivo e as aulas sobre simetria para calcular quais números estão faltando na asa direita.

Atividades de matemática com borboletas
O estudo das asas das borboletas ajuda as crianças a aprenderem sobre simetria (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)

Geometria

Seguindo o conceito de simetria espelhada, talvez você queira desenhar asas de borboletas com algumas formas específicas, como quadrados, círculos, triângulos e trapézios. O uso do desenho na aula ajuda os alunos a aprenderem sobre as propriedades de cada forma. Os estudantes também podem desenhar suas próprias borboletas com asas iguais usando várias formas geométricas.

Atividades de matemática com borboletas
As borboletas são ótimos exemplos de simetria (Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images)

Resolução de problemas usando cores e números

A utilização de cores e números em folhas de exercícios desafia os alunos a usarem problemas matemáticos ao invés de um único número para designar as cores. Você pode baixar esse tipo de material na internet ou criar a sua própria atividade. Essas folhinhas incluem o desenho de uma borboleta com uma variedade de desenhos simétricos. Os números e cores são designados para cada parte do desenho, mas as crianças precisam resolver um problema de adição ou subtração para descobrirem qual a cor deve ser usada em uma determinada parte da figura. Se, por exemplo, uma parte de cada asa da borboleta será azul e o número cinco representa essa cor, então, essa parte de uma das asas da borboleta pode apresentar, por exemplo, a adição "3+2" e a mesma parte na outra asa pode apresentar a seguinte adição: "4+1".

Atividades de matemática com borboletas
Algumas atividades com borboleta combinam arte a lições de matemática (Creatas Images/Creatas/Getty Images)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível