Mais
×

Atividades de matemática com palitos de picolé

Atualizado em 23 março, 2017

A matemática é uma matéria abstrata que muitos alunos têm dificuldade para compreender. Os professores podem tornar a matemática mais acessível aos alunos por meio de atividades com palitos de picolé. Cada uma dessas atividades permite aos alunos uma representação concreta de um conceito matemático. A criação dessw modelo visível melhora a compreensão dos alunos e proporciona uma referência útil que eles podem consultar à medida que continuam seus estudos.

Conceitos abstratos podem se tornar concretos com objetos manuseáveis (class room board image by Alhazm Salemi from Fotolia.com)

Modelos de formas geométricas

Os alunos consolidam seu conhecimento sobre formas geométricas criando modelos dessas formas. Depois de discutir algumas formas geométricas básicas, peça aos alunos para demonstrar sua compreensão dos princípios de cada forma com a criação de um modelo da forma usando palitos de picolé, tesoura e cola.

Dê a cada aluno uma pilha de palitos de picolé e uma régua, e peça para replicarem várias formas geométricas. Se as formas exigem ângulos específicos, permita que os alunos usem um transferidor para medir os ângulos apropriados.

Depois de os alunos criaram as formas, peça para eles identificarem as formas escrevendo o nome delas de caneta nos palitos. À medida que você continua seu estudo de geometria, os alunos podem adicionar formas a sua coleção para demonstrar a compreensão de cada nova forma.

Contagem por números diferentes de um

Logo no início do aprendizado de matemática, as crianças aprendem a contar por números diferentes de 1. Proporcione aos alunos uma ferramenta de contagem com palitos de picolé para contagem com números diferentes de 1. Para criar esses materiais manipuláveis​​, forneça a cada aluno dez palitos de picolé e quatro canetas de cores diferentes. Peça aos alunos para colocar seus dez palitos na mesa e use a caneta para numerar os palitos de 1 a 10 na parte superior de cada um. Depois de os alunos numerarem os palitos usando a técnica de contagem padrão, peça para numerarem contando de dois em dois. Os alunos podem colocar o segundo conjunto de numerações diretamente abaixo do primeiro, escrevendo com uma caneta de cor diferente para diferenciar entre os dois dígitos. Peça aos alunos para repetirem esse procedimento, contando de três em três e, em seguida, de quatro em quatro, escrevendo cada novo conjunto de números abaixo do anterior e em caneta de cor diferente.

Enquanto você continua sua lição com palitos de picolé para contagem, os alunos podem somar seus palitos para construir uma ferramenta útil que pode ajudá-los a memorizar a habilidades básica de contagem por números diferentes de um.

Palitos de memorização

Em vez de usar cartões de memorização comuns para praticar matemática, use palitos de memorização feitos com palitos de picolé. Para criar essa atividade prática, cada aluno precisa de uma conjunto de palitos de picolé e uma lata de sopa comum. Peça aos alunos para reunir trabalhos que eles concluíram ao longo da unidade e selecionar cinco problemas de cada um. Instrua o aluno a utilizar um marcador de cor clara para colorir um lado do palito, identificando a frente. Fale para os alunos usarem a caneta para escrever o problema ou termo na frente do palito e depois virarem o palito e escrever a definição ou resposta na parte de trás.

Depois de criar os palitos, peça ao aluno para colocar o conjunto de palitos em sua lata. Para estudar usando seus palitos recém-criados, o aluno agita sua lata e tira um palito. O aluno pode, então, ler o termo ou problema escrito na frente do palito, resolver o problema ou decidir sobre a definição, e verificar a sua resposta virando o palito. Quando o aluno tiver dominado um problema ou uma definição, ele pode remover esse palito de sua lata e continuar praticando com os palitos de memorização restantes.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article