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Atividades de medição para a quarta série usando uma régua

Espera-se que os alunos da quarta série utilizem a régua como instrumento de medida. Eles precisam de tempo para usar e explorar diversas unidades de medida, em polegadas e em centímetros. Usando a régua com polegada, o aluno aprende a medir para o 1/2, 1/4 ou 1/8 mais próximo. Com a régua métrica, o aluno entende como medir e usar os milímetros, centímetros e metros como unidades de medida.

Os estudantes precisam experimentar usar a régua como ferramenta de medida (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)

A régua

A primeira atividade sobre como medir com uma régua é entender o objeto. Projete a imagem de uma régua no quadro e forneça réguas para todos os estudantes. Peça que eles identifiquem o zero em suas réguas. Mostrando o lado da polegada, peça que eles identifiquem e apontem os números inteiros listados. Mostre as marcações de 1/2 polegada. Peça que contem os dois espaços, não os traços, ao encontrarem a marca de 1/2 polegada. Diga para eles colorirem os dois espaços iguais em cada polegada usando um papel com o modelo da régua desenhado. Repita o mesmo para o 1/4 de polegada. No papel com as réguas, os estudantes devem encontrar e colorir os quatro espaços iguais em cada polegada. Finalize pedindo que eles encontrem as marcações de 1/8 que divide a polegada em oito seções iguais. Eles devem colori-las também.

Mostre uma régua métrica no projetor e passe réguas para os alunos, junto com papéis com o modelo da régua desenhado. Peça que eles contem os espaços entre zero e um. Eles vão descobrir que existem 10 milímetro para cada centímetro.

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Uma régua métrica mostrando milímetros e centímetros (Jupiterimages/Creatas/Getty Images)

Caçada

Dê uma lista de várias medidas e uma régua para cada dupla de alunos. Instrua os grupos a fazer uma caçada na classe por item que tem as medidas especificadas. Circule entre os pares para garantir que os alunos estão usando a régua de forma apropriada.

Os estudantes devem checar suas medidas dentro de seu grupo (Jupiterimages/Goodshoot/Getty Images)

Preenchendo medidas

Forneça uma lista de medidas. Escreva uma história narrativa abaixo da lista que inclua as medidas na história, mas deixe a parte das medidas em branco. Por exemplo, a história começa com um gigante de 3 metros sem poder andar através de uma porta de ___ metros. Os alunos devem escolher as medidas que acham serem corretas para cada lacuna. A história continua com medidas para outros itens da sala de aula. Os alunos devem ter um senso de medida para entender qual valor preenche a lacuna. Eles devem preencher completamente a história antes de fazer qualquer medição. Para verificar suas respostas, eles devem medir os itens da história e ver se estão corretos.

Perímetro

Os alunos da quarta série usam réguas e suas habilidades de medir para descobrir o perímetro de formas bidimensionais. O perímetro é o comprimento ao redor da borda de uma forma bidimensional. Peça que os alunos encontrem o perímetro de uma variedade de itens na sala de aula: mesa, livro, quadro e borrachas. Todos os estudantes devem ter aproximadamente as mesmas repostas. Será mais fácil avaliar se os alunos sabem usar suas réguas.

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Referências

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