×
Loading ...

Atividades para melhorar o contato visual

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

No mundo animal, os olhos são frequentemente usados para a comunicação primordial. Como seres humanos, nós também usamos contato visual para enviar dicas não verbais para outras pessoas. Aprender a dominar o contato visual pode ajudá-lo a parecer mais confiante, assertivo e engajado com as pessoas ao seu redor. Felizmente, existem muitas maneiras de aperfeiçoar e melhorar suas habilidades de contato visual. Uma vez que você esteja melhor em conseguir olhar as pessoas nos olhos, este tipo de ligação intensa parecerá mais natural.

Algumas pessoas terão que falar em público muitas vezes antes de se sentirem confortáveis (Jupiterimages/Goodshoot/Getty Images)

Falar em público

Planeje um evento especial onde você fala para um grupo de amigos ou colegas de trabalho. Este poderia ser uma festa onde você faz um brinde ou pequeno discurso, ou um seminário onde compartilha conhecimentos com uma multidão. Anote seus comentários em cartões de receita -- durante a leitura de cada cartão, escolha uma pessoa diferente no grupo para se conectar via contato visual prolongado. Em seguida, troque de cartão e se concentre em uma pessoa diferente. Em um primeiro momento, pode ser que você se sinta desconfortável olhando diretamente para alguém entre as frases (ou ao falar, se tiver memorizado suas palavras), mas vale a pena tentar. Este é um método de conexão muito poderoso que irá ajudá-lo a melhorar sua confiança.

Loading...

Brincando com uma criança

Às vezes, crianças com dificuldades de aprendizagem, como o autismo, podem ter dificuldades em manter contato visual social. Outras crianças podem simplesmente ser tímidas (ou entrosadas em uma atividade lúdica) para retornar o seu olhar por um longo período de tempo. A próxima vez que estiver jogando com uma criança no chão, fale devagar para o menino ou a menina e olhe diretamente em seus olhos. Continue falando com uma voz calma e suave até que ela olhe de volta para você. Depois, encontre um brinquedo especial que a criança goste. Brinque de esconde-esconde com o objeto, trazendo-o para o alcance da criança, sempre que ela fizer contato visual com você. Recompensar um bom contato visual ensinará o seu filho a passar mais tempo olhando para você enquanto conversam.

Jogue o jogo da atenção

Este exercício fácil também é direcionado a aumentar a capacidade de uma criança de fazer contato visual com um instrutor ou pai. Quando a criança pedir um brinquedo especial, como um vagão de trem em miniatura, coloque o brinquedo em um lugar alto fora do alcance da criança. Ao colocar o brinquedo apenas fora do alcance da criança, você irá fazê-la repetir seu pedido pelo objeto. Leve a criança até este, apontando para ele. Pergunte se o trem é o que ela realmente quer e não se esqueça de manter o contato visual durante esta sessão de perguntas e respostas. Quando a criança tiver feito contato com os olhos e pedido o objeto novamente, recompense-a com o brinquedo e um abraço.

Trabalho em equipe

Se você está tentando construir um forte senso de camaradagem dentro de um ambiente de grupo, este exercício de contato visual lhe será útil. Todos os membros do grupo devem ficar juntos, formando um círculo de corpos. Peça a cada pessoa para olhar para o chão e ficar em silêncio durante a primeira parte do exercício. No momento em que você fizer um alerta verbal, cada pessoa deve olhar para a outra. Quando o contato visual for estabelecido, o par que se entreolhar deve se mover para o centro do círculo e, em seguida, trocar de posições. Repita até que todos os membros do grupo tenham interagido uns com os outros.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...