on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Atividades para melhorar a fala de crianças pequenas

Se seu pequeno não está aprendendo a falar tão rapidamente quanto os outros, pode ser apenas uma questão de tempo até que ele comece a tagarelar. A maioria das crianças não consegue se comunicar claramente pelo menos até os 3 anos de idade e muitos erros de pronúncia permanecem até os 6 anos. Se você tiver preocupações sobre a fala de seu bebê, faça atividades simples em casa para melhorar suas habilidades e discuta o seu desenvolvimento com o seu médico.

Conversar com seu filho é uma das melhores formas de estimular o desenvolvimento da linguagem (Brand X Pictures/Brand X Pictures/Getty Images)

Leitura

Os especialistas concordam que a leitura para crianças é uma das melhores maneiras de ajudá-las a desenvolver as habilidades de fala. Não só ajuda, mas também as prepara para a leitura no futuro. Leia para o seu bebê durante pelo menos 10 minutos por dia, ou mais, se ela gostar de ler. Nessa fase inicial, as crianças poderão gostar de discutir e dar nome às figuras, então mostre quaisquer coisas novas e desenvolva o seu vocabulário. A leitura de livros que têm rima e ritmo é recomendada para tornar a linguagem mais acessível para crianças e incentivar a repetição.

Loading...

Música

A música e a linguagem estão intimamente relacionadas e o desenvolvimento em uma área provavelmente vai beneficiar a outra também. Por exemplo, palavras e frases com rimas faladas ajudam as crianças a desenvolverem habilidades musicais, aumentando seu senso de ritmo. Da mesma forma, a música ajuda a desenvolver habilidades de fala, dando às crianças uma percepção do ritmo da linguagem e desenvolvendo vocabulário. Jogos de cantar como "paratiparara" e músicas interativas com gestos como "Brilha Brilha Estrelinha" são maneiras divertidas e eficazes de desenvolver a percepção de linguagem no seu filho, bem como seu ouvido musical.

Jogos de adivinhação

Fazer perguntas à criança é uma forma eficaz de incentivar habilidades de linguagem. Faça jogos de adivinhação com o seu bebê para aumentar seu vocabulário e melhorar suas habilidades de fala. Finja que você é um animal e peça-o para adivinhar qual é ou dê-lhe um conjunto de pistas para ajudar no palpite. Para crianças mais velhas, vocês podem se revezar na representação do animal. Para crianças mais jovens, que podem não conseguir seguir o jogo, use um livro de imagens e peça para que eles identifiquem os animais e outros objetos.

Quando se preocupar

Alguns pais temem que as habilidades de fala do seu filho ainda não se desenvolveram como deveriam. Se você está preocupado com o seu desenvolvimento, observe a criança para detectar sinais de problemas. Para crianças de 2 e 3 anos, esses sinais incluem a incapacidade de seguir instruções, incapacidade de produzir sons e palavras espontaneamente, a repetição de certos sons e palavras e incapacidade para se comunicar em geral. Você deve compreender cerca da metade do que uma criança de 2 anos de idade fala e cerca de três quartos do que fala uma de 3 anos.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...