Atividades de memória para idosos

Escrito por mary davis | Traduzido por marina pastore
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Atividades de memória para idosos
Atividades tão simples quanto ler podem ajudar os idosos a fortalecer a memória (rentnerin image by Harald Soehngen from Fotolia.com)

A perda de memória relacionada à idade pode ser muito frustrante para pessoas idosas. Ela faz com que os idosos se sintam envergonhados, confusos e até deprimidos. Em muitas situações, uma pessoa de idade fica sentada em casa ou em seu quarto numa casa de repouso, exacerbando ainda mais a perda de memória pela atrofia do cérebro. Mas certas atividades podem ajudar a conservar o poder da memória e, muitas vezes, até fortalecer as habilidades de memória de uma pessoa idosa.

Outras pessoas estão lendo

Cante comigo

Canções podem continuar conosco durante nossa vida inteira. Muitas vezes, uma pessoa idosa que não consegue se lembrar do que ela fez hoje pode cantar uma canção de muitos anos atrás. Toque música numa área de recreação, sala de jantar ou nos corredores para proporcionar aos idosos uma oportunidade de ouvir músicas familiares. Promova uma atividade de cantar junto ou até de karaokê. Encoraje aqueles que estão cantando as palavras baixinho a ajudarem a liderar as canções.

Jogo da memória de fotos

Tire fotos dos funcionários da casa de repouso onde a pessoa idosa fica ou dos enfermeiros e membros da família que vêm à casa dela. Para fazer um jogo da memória, cole cada foto num pedaço de papelão espesso e fácil de pegar; depois, faça os cartões correspondentes, indicando o primeiro nome da pessoa e sua função – como "MÉDICO". Dependendo da habilidade do idoso, coloque os cartões virados para cima ou para baixo para jogar. Peça para que o idoso escolha uma foto, e depois tente ligá-la ao nome e função da pessoa.

Hora social

O contato social com outras pessoas ajuda a reduzir o risco de ainda mais perda de memória numa pessoa de idade. O simples ato de socializar ajuda nas funções cerebrais, e também auxilia a reduzir a depressão nos idosos. Promova uma hora social na hora do chá. Assista a um filme em grupo, com um tempo para discussão no final. Convite alguém para ler para um pequeno grupo de idosos ou lidere um grupo de leitura interativo ou de estudos bíblicos.

Jogos de tabuleiro com crianças

Convite uma classe ou grupo de crianças para visitar os idosos, e peça para que eles tragam jogos de tabuleiro. Os idosos podem jogar com as crianças, o que lhes dá uma atividade para a memória, assim como um tempo agradável em companhia dos pequenos.

Jogos no papel

Mantenha um estoque de caça-palavras, palavras cruzadas, jogos da velha ou até desenhos de liga-pontos. Manter a mente ocupada com um jogo para jogar sozinho ou com um amigo ajuda a conservar as habilidades de memória para alguns idosos e desafia aqueles que se sentem confiantes para encarar os jogos.

Atenda a interesses específicos

Forneça materiais que despertem o interesse dos idosos. Se um idoso sempre foi um observador de pássaros ou pescador, dê a ele livros, revistas ou até documentários sobre o tema. Se algumas das senhoras sempre costuraram, leve-as à feiras de costura, ou traga a feira até elas, e forneça materiais de leitura e vídeos para o proveito delas. Um fazendeiro pode gostar de revistas agrícolas e até de visitas de fazendeiros da região.

Peça a ajuda dos idosos com tarefas

Deixe que os idosos ajudem a assar bolos ou a decorar biscoitos, dobrar toalhas, regar plantas e arrumar os livros da biblioteca. Tenha um jardim comunitário ou canteiros com que os idosos possam ajudar tanto quanto quiserem. Trabalhe em grupos para encorajar a narração de histórias e conversas divertidas.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível