Atividades no Microsoft Excel

Escrito por gregory hamel | Traduzido por dimitrios meimaridis
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Atividades no Microsoft Excel
O Microsoft Excel é um programa de planilhas utilizado no ramo de finanças (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)

O Microsoft Excel é um programa de planilha que faz parte do pacote Office. Esse programa é geralmente utilizado por pessoas do ramo de negócios e finanças, também em atividades que exigem o armazenamento e manipulação de dados em tabelas, criando gráficos e realizando cálculos com os dados utilizados.

Outras pessoas estão lendo

Organizando dados

Talvez a atividade mais simples que pode ser feita no Excel é o armazenamento, organização e manipulação de dados. Inserir dados é uma função simples e acessível até para os usuários principiantes do programa. Você pode selecionar as células dentro de uma planilha com o botão esquerdo do mouse e digitar texto ou números diretamente na célula escolhida. Para se deslocar entre as células, basta utilizar as setas do teclado ou a tecla "tab". Assim como os processadores de texto, é possível copiar e colar grandes quantidades de informações, facilitando ainda mais o manejo de planilhas e pastas de trabalho. Uma atividade básica que pode familiarizar o usuário do Excel com o programa é inserir na primeira linha títulos de uma atividade e preencher as colunas abaixo com valores.

Criando tabelas

Uma das funções de maior destaque do Excel é a sua habilidade em produzir rapidamente gráficos e diagramas utilizando as informações da planilha. Os gráficos são uma forma eficiente para ajudar a demonstrar visualmente uma informação para outras pessoas. Esses gráficos são muito utilizados em apresentações de Power Point, eles podem ser inseridos nas apresentações através do comando copiar e colar. Uma atividade importante para quem está começando a usar o programa é tentar criar gráficos a partir de dados em uma tabela. Para criar um gráfico básico, selecione as células que você deseja utilizar e vá até a opção “Gráficos”, da aba “Inserir”. Depois de produzir um gráfico, os elementos individuais, como o eixo e a legenda, podem ser modificados.

Realizando cálculos

Os usuários avançados no programa utilizam o Excel para realizar cálculos com os dados. Quando selecionar uma célula, pressione a tecla “=” para inserir uma fórmula. O resultado da conta será disponibilizado na célula. As variáveis inseridas podem ser valores de outras células, isso facilita a transposição de informações dentro da planilha. Para aprender como os cálculos funcionam, tente inserir números em células diferentes e depois colocar uma fórmula em uma terceira, por exemplo, a somatória das duas primeiras. Para utilizar outra célula para a fórmula, basta selecioná-la enquanto estiver digitando a fórmula e pressionar a tecla “Enter” para concluí-la Por exemplo, digite “50” na célula “A1”, e então “30” na célula “A2”. Clique na célula "A3" e pressione o botão “=”, selecione as células "A1" e "A2" e pressione a tecla “Enter”. A somatória aparecerá na célula "A3".

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível