×
Loading ...

Atividades de misturar cores para o jardim de infância

Ensinar para crianças os nomes apropriados de várias tonalidades é apenas o primeiro passo ao introduzir a teoria de cores para o jardim de infância. Assim que as crianças conseguem reconhecer as cores, explique o conceito de como as três primárias, vermelho, amarelo e azul, podem ser combinadas para criar o resto das cores, como laranja, verde e violeta. Expanda o entendimento deles do conceito com exercícios que permita a prática de misturar as três cores primárias em novos tons.

Crianças do jardim de infância misturam massinhas amarelas e azuis para criar verde (Polka Dot/Polka Dot/Getty Images)

Mistura de tinta

Uma forma convencional de permitir que pequenas crianças experimentem com cores são as tintas. Para uma atividade tátil, use tintas vermelha, amarela e azul para as crianças misturarem enquanto as espalham no papel, especialmente usando as mãos. No entanto, os pigmentos em algumas tintas não misturam muito bem e podem resultar em uma perspectiva distorcida de como a mistura de cores funciona. Para professores que não conseguem encontrar tintas para mãos que misturem bem, considere usar tintas laváveis misturadas com esponjas. Certifique-se de dar para cada criança seus próprios pratos divididos com tinta vermelha, amarela e azul para misturá-las, enquanto as cores ficam contaminadas com outras e criam o experimento no jardim de infância.

Loading...

Brincar com água

A fascinação de uma criança de cinco anos ao pingar água oferece outra oportunidade para uma atividade de mistura de cores. Ofereça a cada criança três jarros pequenos com tampa ou bules com água tingida com corante alimentar -- um amarelo, um vermelho e um azul. Também dê a cada um vários copos descartáveis ou pratos de papel revestidos com cera. Explique o conceito de misturar as três cores primárias para criar novas, e deixe que eles experimentem, pingando as águas coloridas e criando novos tons. Uma atividade parecida pode ser feita usando sucos ou bebidas azuis, vermelhos e amarelos durante a hora do lanche. Deixe que os alunos escolham duas das bebidas de cores primárias para misturar nos copos, criando um suco laranja, verde ou roxo.

Glacê

Misturar glacê de biscoitos oferece outra oportunidade para combinar cores na hora do lanche. Ofereça para cada criança três biscoitos de açúcar ou bolachas ao leite em uma folha de papel manteiga. Dê também a cada um uma colher de plástico e três pequenos pratos de glacê, um amarelo, um vermelho e um azul. Instrua-os a fazer um biscoito com glacê laranja, um verde e um roxo, misturando as novas cores no papel manteiga com colheres. Assim que cada criança tiver passado o glacê nos biscoitos com os tons apropriados, deixe que comam o trabalho.

Massinha

Seguir uma receita para fazer massinha pode ser incorporado a lições para ciências e matemática. Tinja a massinha com corante alimentar vermelho, amarelo e azul, permitindo que a lição transite para uma atividade de misturar cores. Ensine às crianças o conceito das relações, os instruindo a combinar duas bolas de massinha de tamanhos iguais para criar uma nova cor. Expanda a lição para um exercício reforçando os nomes das cores, fazendo com que as crianças usem as massinhas primárias e secundárias para moldar frutas, incluindo abóboras laranjas, uvas roxas, limões verdes, maçãs vermelhas, bananas amarelas e mirtilos azuis.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...